Publicidade

Memórias DDR5 ficam 20% mais caras após cortes de produção

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Dezembro de 2023 às 16h40

Link copiado!

Micron
Micron

Os preços de módulos de memórias RAM DDR5 e chips embarcados LPDDR5X subiram até 20% neste último trimestre de 2023. O movimento é resultado do corte em larga escala na produção dos componentes por parte das principais fabricantes, como Samsung, Micron e SK Hynix.

Algumas medidas para normalizar os preços e os estoques já haviam sido anunciadas na tentativa de reverter a queda brusca de receita mostrada em relatórios fiscais. Mas nada surtiu o efeito desejado. Agora vêm os reajustes de preços.

Continua após a publicidade

Efeito “Yo-yo”

O problema deste cenário é que o excesso de produtos com memórias NAND, e isto inclui SSDs, foi, até certo ponto, a crise anterior de semicondutores que elevou bruscamente os preços. Conforme as linhas de produção foram se normalizando, foi possível abastecer o mercado, mas sem reajustes imediatos de preço.

Sem conseguir dar vazão aos produtos, a tendência natural foi um corte considerável de preços ao longo dos últimos dois anos, impactando os resultados fiscais das fabricantes. Com a nova desaceleração na fabricação de memórias NAND, a expectativa é readequar os estoques para equilibrar a vazão com a demanda.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro quanto desse valor será repassado para o consumidor final, mas isto também irá implicar em um novo patamar de preço para os componentes. Sendo assim, o atual reajuste muito acima da inflação não deve ser permanente, mas uma eventual queda de preços ainda deve resultar em memórias a preços mais altos do que os praticados nos meses anteriores.

🛒Compre memórias DDR5 com o melhor preço!

🛒Compre SSDs NVMe com o melhor preço!

Fonte: Wccftech