Publicidade

Memória RAM ficou cerca de 20% mais cara nos últimos meses

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

Temos visto há algum tempo os preços de peças de PC subirem. E não está sendo diferente com as tecnologias de memória, que registraram alta de até 27,27% nos preços em maio em relação à abril, segundo a empresa de pesquisa DRAMeXchange. O valor é o mais alto considerando os últimos meses, depois de um período de queda no fim do ano passado.

Segundo o levantamento da DRAMeXchange, junto com o aumento de 22% em abril, os dois últimos meses somam crescimento médio de 20% nos preços. Essa é um situação delicada, principalmente porque entre setembro e novembro de 2024 houve uma queda de até 20%. Os valores mais baixos foram mantidos até dezembro, antes do atual aumento ininterrupto desde janeiro.

Situação é agravada por tarifas dos EUA

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A TrendForce, outra empresa especialista no mercado de hardware de PCs, afirma que as empresas de memória estão estocando memória RAM DDR4 enquanto o período de isenção de tarifas de 90 dias por parte do governo dos EUA está valendo:

"As empresas de PCs estão aumentando seus estoques de memória para aproveitar o período de carência tarifária de 90 dias. Esse movimento aumentou particularmente a demanda por CPUs de baixo custo e pela DRAM DDR4 correspondente".

Lembrando que plataformas mais antigas, como Intel LGA-1700 e AMD AM4, e seus respectivos processadores usam memórias DDR4 e ainda são amplamente vendidas em diferentes mercados, incluindo o brasileiro. Já existem também especulações de que a fabricação dessa tecnologia será descontinuada em breve, com o foco ficando para DDR5.

Já faz um tempo que esse assunto tem virado notícia. Em abril, por exemplo, a Micron, uma das maiores fabricantes de produtos DRAM e NAND Flash, disse que esse aumento aconteceria ainda em 2025. Segundo a empresa, o motivo seria a crescente demanda por memórias para inteligência artificial. Além disso, o baixo estoque pelo mundo piora a situação.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Business Korea