Memória RAM | Conheça as vantagens da tecnologia dual channel

Memória RAM | Conheça as vantagens da tecnologia dual channel

Por Amanda Abreu | Editado por Léo Müller | 12 de Agosto de 2021 às 12h00
Ivo/Canaltech

Se você gosta de jogar pelo PC, certamente já deve ter ouvido falar muito sobre memória RAM e a tecnologia dual channel. Esse hardware – responsável pelo armazenamento temporário de informações – é uma das partes indispensáveis quando estamos montando nosso computador.

Ao escolher a memória, você deve ter ouvido o conselho de comprar seus módulos em pares, afinal, o dual channel só é ativado dessa maneira. Mas, você sabe para que serve essa tecnologia, e por que ela é tão importante?

Kingston Fury Beast (Imagem: Ivo/Canaltech)

Memória RAM e a tecnologia dual channel

A memória RAM é a parte responsável pelo armazenamento temporário das informações que seu computador acessa. Para ser mais exata, a sigla RAM significa “random access memory” (memória de acesso randômico). Ela tem esse nome por conseguir acessar quaisquer dados disponíveis de forma aleatória, não importando o local (ou setor) onde estiverem. Nesse caso, o papel da memória RAM é armazenar as informações que saíram do seu HD/SSD de forma temporária.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Sabe quando abrimos algum jogo, aplicativo, ou estamos navegando na internet? Quando estes programas estão ativos, eles passam a precisar da memória RAM para funcionarem adequadamente.

É a memória RAM que entrega os comandos para que o seu processador consiga realizar as tarefas sem nenhum problema. Ou seja: quanto maior for a sua memória RAM, mais rápido o processador receberá as tarefas para executar. Mas, existe uma tecnologia capaz de otimizar ainda mais as informações passadas da memória para o processador chamada “dual channel”.

Kingston Fury Renegade (Imagem: Ivo/Canaltech)

A tecnologia dual channel consiste na utilização de dois módulos de memória RAM que possuem as mesmas características – tamanho, frequência e latência –, possibilitando o processador a se comunicar com esses dois módulos de forma simultânea. Dessa forma, o processador consegue “dobrar” a performance dos pentes, entregando menor tempo de resposta para as atividades feitas. É possível perceber essa melhoria em boa parte das tarefas realizadas no computador, principalmente se você gosta de jogar no PC.

Lembrando que a sua placa mãe também precisa suportar essa tecnologia para que você consiga ter esse ganho de desempenho. Se ela não suportar, mesmo que você compre módulos de memória com características semelhantes, a tecnologia não será disponibilizada. A forma como elas são instaladas também é bem importante.

Se a sua placa mãe tem suporte a tecnologia e possui somente dois slots para a instalação dos módulos, é bem simples: basta colocar os pentes de memória e pronto. A tecnologia estará ativada. Se sua placa mãe já conta com quatro slots, o processo muda um pouco. Nesse caso, é necessário instalar os módulos de memória de forma alternada.

Confira o preço atual do kit de memória RAM DDR4 Kingston Fury Beast
Confira o preço atual do kit de memória RAM DDR4 Kingston Fury Renegade

Testes Práticos

Foram utilizados dois programas diferentes para avaliação da performance na utilização da tecnologia dual channel. O primeiro, Call of Duty: Warzone; já o segundo, o programa de benchmark Cinebench R20.

Ressaltando que as configurações gráficas do jogo Call of Duty: Warzone foram as mesmas em ambos os testes, conforme demonstrado abaixo:

Esses testes foram realizados com dois kits de módulos de memória diferentes. O primeiro teste foi realizado com o kit Fury Renegade, da Kingston, com as seguintes especificações:

  • Nome: Kingston Fury Renegade;
  • DDR: DDR4;
  • Tamanho: 2x8 GB (16 GB total);
  • Clock base: 3200 MHz;
  • Latência base: CL16.

O segundo kit utilizado no teste foi o Fury Beast, também da Kingston:

  • Nome: Kingston Fury Beast;
  • DDR: DDR4;
  • Tamanho: 2x8 GB (16 GB total);
  • Clock base: 3600 MHz;
  • Latência base: CL17.

Já o computador utilizado para os testes tem a seguinte configuração:

  • Processador: Ryzen 7 2700 X (sem overclock);
  • Placa de vídeo: Nvidia GTX 1070 Ti (sem overclock);
  • SSD: Seagate Firecuda 510 NVMe – 1 TB;
  • Versão do Windows: Windows 10 Pro - 21H1.

Com o primeiro kit de memória – Kingston Fury Renegade –, sem utilizar a tecnologia dual channel, foi atingido o pico máximo de 84 FPS, e o mínimo, de 74 FPS em Call of Duty: Warzone. Para os fãs de jogos de tiro, um número não muito agradável.

O segundo kit – Kingston Fury Beast – também não teve números muito satisfatórios em single channel. O maior FPS atingido foi 94, enquanto o menor, 64.

Com a instalação desses mesmos dois pares de módulos de memória agora em dual channel, os números ficaram bem diferentes em ambos os cenários. O pico máximo do kit Renegade foi para 136 FPS, enquanto o mínimo, em 102 FPS. Por fim, o kit Beast atingiu 116 FPS como maior número, e 94 FPS como menor número.

Em comparação com o teste em single channel, tivemos aumento de, aproximadamente, 30/60 frames em ambos os cenários, comprovando que a tecnologia dual channel, em jogos, é bastante proveitosa e positiva para a performance.

Os testes do Cinebench R20 também mostram uma pequena diferença na pontuação do benchmark em single e dual channel, o que comprova que essa tecnologia é melhor aproveitada em situações em que a performance do PC é requisitada com maior intensidade.

Quando estamos jogando, nosso computador precisa lidar com diversas situações acontecendo ao mesmo tempo: renderização dos gráficos, envio das informações pela internet, ações que fazemos dentro do game, etc. Naturalmente, por necessitar de mais requisições, o dual channel é o principal responsável pela velocidade das informações passadas da memória RAM para a CPU (processador), trazendo, também, maior performance nas atividades realizadas.

Logo, é esperado que essa tecnologia traga maiores benefícios em situações em que exista necessidade de rapidez na troca de informações.

Kingston Fury Beast (Imagem: Ivo/Canaltech)

Conclusão

O dual channel é imprescindível se você é o tipo de usuário que prioriza performance ao utilizar seu computador. Através dos testes práticos é possível perceber que o desempenho — principalmente em jogos — aumenta consideravelmente ao utilizarmos a tecnologia dual channel.

Quando estamos realizando diversas tarefas no PC — jogar, renderizar vídeos, streamar jogos, etc. —, o dual channel se torna item indispensável na nossa máquina.

A memória RAM tem como objetivo entregar as informações e comandos para o nosso processador. A nível de exemplificação, é como se as memórias fossem um caderno para a CPU, em que ele anota tudo o que é necessário fazer para os processos acontecerem.

Kingston Fury Renegade (Imagem: Ivo/Canaltech)

Assim que ativamos a tecnologia dual channel, a performance das memórias é dobrada, o que faz com que as informações cheguem de maneira mais rápida ao processador, que, naturalmente, realizará as atividades de forma mais eficiente.

Em processos mais comuns, tais como a navegação pela internet, digitação de um texto no Word, ou tarefas mais simples, tudo isso acaba passando de forma imperceptível para o usuário, mas isso não significa que a tecnologia deva ser menosprezada.

Sabemos que a princípio pode parecer um pouco complicado, mas comprando módulos semelhantes, verificando a disponibilidade da tecnologia pela placa mãe e instalando tudo corretamente, com certeza valerá o esforço investido.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.