Interface do ROG Xbox Ally vaza antes do lançamento oficial em outubro
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

O ROG Xbox Ally chega em um mês, marcando a estreia de uma nova interface de Xbox para consoles portáteis. Bem, esse era o plano da Microsoft, mas ele já foi por água abaixo, já que descobriram como implementar a novidade em dispositivos compatíveis.
- Quanto custa um PC com as especificações do ROG Xbox Ally X?
- Review ASUS ROG Ally X | O melhor console portátil com Windows e Ryzen Z1
Uma publicação no Reddit ensina o passa a passo e já existem testes pela internet, elogiando a interface criada pela Microsoft em geral.
Os consoles portáteis funcionam com Windows 11, e algumas fabricantes adicionam uma "maquiagem" para dar uma cara única ao sistema. Mas, ao que tudo indica, ninguém fez isso tão bem quanto o Xbox com a nova interface, que também tem o sistema operacional da Microsoft rodando ao fundo.
Interface do ROG Xbox Ally parece promissora
Dispositivos que usam a build 25H2 do Windows 11, em teoria, estão aptos a receberem o que chamam de "Xbox FullScreen Experience". Basta seguir os passos do guia publicado no Reddit, algo recomendado para quem tem familiaridade com configurações e instalação do Windows, e o handheld está pronto.
Olhando para diferentes testes publicados, rodando a novidade exclusiva do ROG Xbox Ally em, vemos que a interface é otimizada para uso dos controles, mesmo prompts do Windows 11 que aparecem na tela, respondem aos comandos naturalmente.
Existe uma leve melhora em performance também, em torno de 5% mais FPS em Red Dead Redemption 2 e mais de 1 GB de redução no consumo de memória RAM, dependendo do game. Mesmo assim, o consumo de bateria não é reduzido, algo que é crítico em consoles portáteis, mesmo com hardware cada vez mais refinado.
De qualquer forma, essa parece ser uma opção interessante aos outros handhelds, até que o Steam OS seja disponibilizado para além do Steam Deck. A Microsoft já confirmou que o Xbox FullScreen Experience chegará aos outros consoles portáteis, mas isso não deve acontecer oficialmente antes do ano que vem.
Veja mais do CTUP: