Publicidade

SteamOS ganha versão compatível com outros consoles portáteis

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Valve
Valve
Tudo sobre Valve

O SteamOS, sistema operacional da Valve para o Steam Deck, recebeu uma nova atualização e com ela, a compatibilidade inicial para outros consoles portáteis. Isso foi algo oficializado no fim de 2024 pela própria plataforma e depois com a Lenovo revelando que o Legion Go S seria compatível com o sistema.

O log de um dos patches mais recentes diz: "compatibilidade inicial com dispositivos portáteis que não o Steam Deck". Ou seja, o SteamOS já está apto, em algum nível, a funcionar em outros consoles portáteis como o próprio Lenovo Legion Go, ASUS ROG Ally, MSI Claw, entre vários outros.

Essa atualização não está disponível para os usuários em geral, já que ela é uma prévia. Para receber esse tipo de patch, é preciso fazer alguns ajustes nas configurações do Steam Deck. O patch geral mais recente, lançado nesta terça-feira (18), não menciona a novidade.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

SteamOS tem potencial entre os consoles portáteis

De qualquer forma, esse é um avanço importante para que os handhelds mencionados acima, entre os vários outros com foco maior no mercado chinês, recebam o SteamOS. Esses dispositivos são equipados com o Windows 11 e, por isso, funcionam também como PCs portáteis, sendo possível até usar outras plataformas como a Epic Games.

O Lenovo Legion Go S, primeiro console portátil com o SteamOS além do Steam Deck, está planejado para algum momento deste primeiro semestre de 2025. A versão com Windows 11 já foi lançada e até está à venda no Brasil custando R$ 4.751,99 na loja oficial da marca.

O SteamOS tem potencial de se tornar um padrão entre os consoles portáteis por conta de suas otimizações específicas para jogos, diferente do Windows 1. Apesar de ser um dos sistemas mais usados pelos gamers, segundo a pesquisa de hardware do Steam, o sistema da Microsoft ainda é voltado para uso geral.

Veja mais do CTUP:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*