Publicidade

Intel vai descontinuar mini PCs NUC após quase uma década

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Intel/Simply NUC
Intel/Simply NUC
Tudo sobre Intel

Após algum tempo de rumores, a Intel confirmou nesta terça-feira (11) que vai descontinuar a sua famosa linha de mini PCs, a Intel NUC. Os modelos foram lançados originalmente em 2012 como uma alternativa para os usuários que precisavam de máquinas razoavelmente potentes e que ocupassem pouco espaço. As razões oficiais para essa aposentadoria ainda não estão totalmente claras.

A companhia de Santa Clara oficializou a notícia através de e-mails enviados por um representante. O comunicado explica brevemente a decisão da empresa, mas deixa o futuro em aberto:

“Decidimos interromper os investimentos diretos na divisão Next Unit of Compute (NUC) e dinamizar nossa estratégia para permitir que nossos parceiros do ecossistema continuem a inovação e o crescimento da NUC. Esta decisão não afetará o restante dos segmentos de Client Computing Group (CCG) ou Network and Edge Computing (NEX) da Intel. Além disso, estamos trabalhando com nossos parceiros e clientes para garantir uma transição suave e o cumprimento de todos os nossos compromissos atuais – incluindo suporte contínuo para produtos NUC atualmente no mercado”, afirmou Mark Walton, gerente de comunicação de Client Computing e Gráficos da Intel.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Intel NUC foi esquecida com o tempo

Embora seja uma informação inusitada, a linha NUC vinha sendo largada de mão pela Intel há algum tempo. Esse nicho se destacou muito com configurações mais simples, ideais para profissionais de TI, estudantes ou o mercado corporativo, aliada com uma construção compacta e silenciosa. No entanto, os preços mais altos ainda afastavam uma parcela significativa dos interessados em realizar esse investimento.

Por outro lado, a linha NUC Extreme focava na mesma portabilidade, mas com o viés apontado para os entusiastas em games ou aplicações mais complexas. Um dos modelos mais bem elogiados por sites especializados e público foi o Beast Canyon 11, equipado com processador Core i9-11900KB de 11ª geração e uma placa de vídeo GeForce RTX 3060 Ti que poderia ser substituída por qualquer outra GPU dedicada de até dois slots.

Atualmente, o site da oficial da Intel lista inúmeros modelos recentes, que acompanham componentes de 13ª geração. No entanto, a disponibilidade pode ter sido um fator que cavou a própria cova dos NUCs. No mercado internacional, são poucas as varejistas que oferecem o produto, e quando encontrados custam preços próximos ou superiores aos US$1.000. No Brasil não é diferente, e com muita sorte é possível encontrar alguma unidade mais antiga via importação — com preços assustadores.

Além disso, a chegada de outras fabricantes nesse ramo também pode ter sido um incômodo crucial para a Intel. Marcas como Razer, ASUS e Gigabyte já estão bem familiarizadas com o conceito dos mini PCs, oferecendo opções com mais disponibilidade internacional, funções atualizadas e preços mais competitivos. Para se ter uma ideia, a empresa azul sequer oferece versões desses mini PCs com CPUs de alta performance, somente com os modelos focados em eficiência energética.

Agora, é preciso esperar para entender quais serão os próximos passos da Intel quanto aos NUC. A informação enterra qualquer expectativa de uma geração com os futuros processadores de 14ª geração, mas, assim como foi comunicado, as empresas parceiras ainda vão colaborar no desenvolvimento dos seus próprios produtos.

Continua após a publicidade

Essa é apenas mais uma leva de aposentadorias feitas pela Intel recentemente. A empresa deve focar somente no desenvolvimento de processadores, chips gráficos e outras vertentes. Para isso, encerrou a criação de SSDs Optane e vendeu a divisão de memórias NAND.

Fonte: Serve The Home (via Wccftech)