Publicidade

Intel revela os núcleos de performance e eficiência das CPUs Nova Lake

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Desde a 12ª geração de CPUs, a Intel usa diferentes arquiteturas de núcleos eficientes e de desempenho, dando nomes a cada um deles. A próxima geração a chegar aos PCs de mesa, depois dos Arrow Lake Refresh, recebeu detalhes nesse aspecto. Os processadores Nova Lake serão equipados com núcleos Coyote Cove e Arctic Wolf.

A informação vem de um documento oficial da Intel, que revela a arquitetura Coyote Cove de núcleos de performance e Arctic Wolf de eficiência da geração Nova Lake. Essa série de CPUs é esperada para chegar como Core Ultra 400, já que os Core Ultra 300 serão a nomenclatura da próxima geração mobile, Panther Lake.

Nova Lake brigará contra os Ryzen Zen 6

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esse é o máximo de informação que sabemos oficialmente por parte da Intel sobre a próxima geração de processadores desktop, já que o documento não entra em detalhes de especificações. Os Nova Lake disputarão a atenção do mercado contra os AMD Ryzen Zen 6, em uma tentativa da Intel de corrigir os problemas dos Arrow Lake que, inevitavelmente, levou a perda de espaço para a rival.

Diferentes rumores dizem que os Core Ultra 400 podem chegar com uma quantidade inédita de núcleos, chegando a 52 no SKU topo de linha. Além disso, essa geração pode ser a primeira que da Intel com uma grande quantidade de memória cache, até 144 MB, mais até do que o Ryzen 9 9950X3D oferece. Todo esse potencial também pode ser refletido no consumo, com TDP base de 150W, indo além conforme a necessidade.

Essa geração Nova Lake também chegará aos notebooks, mas não está claro como isso deve acontecer, já que Panther Lake é a próxima série de CPUs mobile. É esperado que essa geração tenha modelos com até 28 núcleos em gráfico integrado baseado na próxima arquitetura, Xe3.

O documento da Intel também afirma que a próxima geração de processadores Xeon, chamado Diamond Rapids, usará os núcleos de performance Panther Cove e não terá núcleos eficientes.

Veja mais do CTUP: