Publicidade

Intel rebate AMD e diz que Xeon 5 é melhor que EPYC Turin

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Junho de 2024 às 17h35

Link copiado!

Intel e AMD
Intel e AMD

A AMD anunciou sua nova geração de processadores EPYC Turin para servidores durante a Computex 2024 e comparou o desempenho dos produtos com os Intel Xeon de 5ª geração, atropelando a concorrência. No entanto, a Intel resolveu dar o troco e revelou nesta sexta-feira (14) que os testes da rival não tinham a otimização correta para os Xeon, que superam os EPYC no embate.

Na briga entre processadores, o gráfico original da AMD comparava o EPYC Turin de 128 núcleos contra o Xeon 8592 de 64 núcleos no Llama2-7B Chatbot com inferência em INT4. Ambos os produtos estavam em configuração dual-socket, mas o benchmark favorável à AMD mostrava que o EPYC gerava 671 tokens por segundo, contra apenas 125 tokens do Xeon, ou seja, uma diferença de 436%.

Para contornar a situação, a Intel comunicou que toda essa diferença só existe porque a AMD não realizou a devida otimização nos Xeon. Para atestar a diferença, o time azul elaborou um gráfico atualizado em que mostra o seu Xeon de 5ª geração batendo 686 tokens por segundo e superando o EPYC Turin em 2%.

Continua após a publicidade

Na verdade, a Intel ainda mostrou outros testes no qual o Xeon 8594 ganha do time vermelho em tradução e sumarização com vantagens de até 2,3 vezes em desempenho. Contudo, é sempre válido lembrar que testes oficiais de empresas podem ter diferenças entre memórias, plataformas e otimização, como vimos neste caso. O ideal sempre é aguardar os benchmarks de veículos especializados no assunto para entender até onde todos os ganhos são verdadeiros.

O que diz a AMD sobre o caso?

Após a repercussão entre os benchmarks de ambas as empresas, a AMD publicou um comunicado que rebate as informações da Intel. A nota do time vermelho afirma que a resposta da Intel com seu novo gráfico sobre os ganhos de performance sobre os EPYC Turin fazem parte de uma atualização posterior ao que foi apresentado pela AMD durante sua apresentação no início de junho.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
“Na Computex, a AMD destacou o desempenho líder do 'Turin' em cargas de trabalho de IA em comparação com os processadores Intel Xeon de 5ª geração usando o software mais atualizado e disponível publicamente na época para ambas as empresas. Os dados para 'Emerald Rapids' que a Intel destacou em seu blog usam uma biblioteca de software que foi lançada em 7 de junho, após nosso evento na Computex. Também é importante observar que o novo conjunto de software foi usado apenas para a plataforma Intel e as otimizações de desempenho não foram aplicadas à plataforma AMD. Os CPUs EPYC de 4ª geração continuam sendo líderes de desempenho e esperamos que o 'Turin' continue entregando um desempenho líder em uma ampla gama de cargas de trabalho quando for lançado ainda este ano.”

Além do anúncio dos AMD EPYC Turin na Computex, a Intel anunciou seus novos Xeon de 6ª geração dedicados para E-Cores.