Publicidade

Computex 2024 | AMD anuncia CPU EPYC Turin de 192 núcleos e 384 threads

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Junho de 2024 às 10h12

Link copiado!

Felipe Vidal / Canaltech
Felipe Vidal / Canaltech
Tudo sobre AMD

Um dos destaques da AMD na Computex 2024 foram os novos processadores AMD EPYC Turin de 5⁠ª geração, com 192 núcleos e 384 threads em arquitetura Zen 5c. As novas CPUs para servidores de alto desempenho chegam a ser 5,4x mais rápidas que a atual geração dos Intel Xeon em cargas de trabalho de IA e estão previstas para o segundo semestre de 2024.

A altíssima contagem de núcleos se dá pela combinação do novo processo de fabricação em 3 nm da TSMC com a utilização dos núcleos Zen 5c. Isso porque, apesar de utilizar a mesma arquitetura dos novos Zen 5, os núcleos Zen 5c, assim como os Zen 4c, trazem projeto do die otimizado para favorecer uma maior densidade de transistores.

Em termos de design, os novos núcleos trazem exatamente as mesmas unidades computacionais, apenas com menos cache no silício para permitir uma maior contagem de núcleos. Isso permite manter o suporte a dois threads por núcleo físico, diferença de design importante em relação aos e-Core da Intel.

Continua após a publicidade

50% mais núcleos que EPYC de 4⁠ª geração

Os EPYC Turin Zen 5c de 192 núcleos chegam para substituir os EPYC Bergamo (Zen 4c) de 128 núcleos, mas a AMD ainda apresentou os novos EPYC Turin com núcleos Zen 5 padrão. Os sucessores dos EPYC Genoa saltam de configurações de 96 núcleos e 192 threads, para 128 núcleos e 256 threads.

Em ambos os modelos, o aumento na contagem de núcleos é de 50%, salto impressionante considerando que os EPYC de 4⁠ª geração já estão entre as CPUs para servidores com melhor índice de desempenho em praticamente todos os segmentos. Com isso, é seguro assumir que a empresa deve manter sua liderança no mercado de data centers por mais uma geração, especialmente se considerarmos que os novos chips utilizam o mesmo soquete SP5, facilitando o upgrade sem substituir toda a infraestrutura.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.