Intel perde executivos de IA e data center para OpenAI e AMD
Por Raphael Giannotti |

A Intel não anda bem ultimamente e isso não é mais novidade. Para piorar a situação, o Time Azul acaba de perder executivos importantes que atuavam em IA e data center, dois segmentos estratégicos para qualquer empresa de tecnologia atualmente. Sachin Katti esteve em seu cargo por somente sete meses, e Saurabh Kulkarni ficou na empresa por cerca de dois anos.
-
Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
No caso do primeiro executivo, que era diretor de tecnologia (CTO) e chefe de IA, sua saída já até foi oficializada pela nova casa: OpenAI. Em uma publicação, Greg Brockman, cofundador da dona do ChatGPT, dá as boas-vindas a Sachin Katti, que continuará seu trabalho com inteligência artificial em uma das empresas mais importantes do ramo.
Em relação à saída de Saurabh Kulkarni da Intel para a AMD, sabemos através de uma confirmação de um representante do Time Azul ao CRN, que já disse que Anil Nanduri, vice-presidente de mercado de IA, será seu substituto. Nanduri era o vice-presidente de produtos de IA para data center da empresa e pode ser que ele execute um papel similar na AMD, algo que ainda não foi confirmado, apenas especulado por fontes do site até o momento.
Intel vem perdendo membros importantes nos últimos meses
Esses são somente dois de alguns dos executivos que deixaram a empresa no último ano. Em setembro, Ronak Singhal, chefe de arquitetura de CPUs Xeon, foi um deles. Nesse caso, podemos estar falando de uma demissão como parte do plano de reestruturação iniciado pela Intel. Ele estava na companhia desde 1997.
Dias antes desse caso, foi a vez de Michelle Johnston Holthaus, chefe de produtos da Intel, que até chegou a ser CEO interina por alguns dias depois da saída do líder anterior, até a chegada do atual. Ela foi retirada de seu cardo depois de 30 anos na empresa.
Entre outros casos nos últimos meses, existe o afastamento do ex-CEO, Pat Gelsinger, que aconteceu em dezembro de 2024, algo que está prestes a completar um ano. Em seu lugar, chegou Lip-Bu Tan, que já iniciou um plano agressivo de reestruturação com demissões em massa e grande foco na divisão de produção de chips (Intel Foundry) para reerguer a empresa.
Veja mais do CTUP:
-
CPUs Intel Panther Lake terão clocks máximos inferiores aos Arrow Lake
- Ex-engenheiro da Intel sumiu com milhares de arquivos confidenciais roubados
- CPU Intel Bartlett Lake topo de linha deve ter apenas 12 núcleos de performance
Fonte: CRN, OpenAI