Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel garante que sua atualização de segurança deixa PCs imunes às falhas

Por| 05 de Janeiro de 2018 às 11h15

Link copiado!

Intel garante que sua atualização de segurança deixa PCs imunes às falhas
Intel garante que sua atualização de segurança deixa PCs imunes às falhas
Tudo sobre Intel

Após as recentes descobertas que apontam falhas de segurança na fabricação de alguns chipsets atuais, a Intel enfim se pronunciou sobre. De acordo com a empresa, foi feito um progresso significativo na implantação dos pacotes de atualização de firmware, que visam proteger CPUs contra os dois principais erros constatados até então: Meltdown e Spectre.

As falhas afetam quase todos os dispositivos criados nas últimas duas décadas e permitem que invasores acessem uma memória dedicada do computador através de um código JavaScript executado em um navegador. Ao acessá-la, é possível traçar as teclas utilizadas e assim, conseguir senhas e outras informações valiosas do usuário.

A Microsoft já lançou seus próprios patches de segurança para o Windows 10, e o navegador Firefox também recebe uma atualização de software nesta semana. O Chrome deve receber uma nova versão até o fim deste mês, segundo a Google. Já a Apple diz já ter implantado uma correção de segurança parcial dos bugs no macOS atual, o que significa que as mudanças definitivas devem vir na versão 10.13.3 em breve.

A Intel, por sua vez, afirma que desenvolveu e está emitindo atualizações para todos os tipos de máquinas que possuem o seu chip, e com a instalação destes pacotes, os PCs ficarão imunes tanto ao Meltdown quanto ao Spectre. Um porta-voz da companhia diz que, até o fim desta semana, as correções já poderão ser implementadas em 90% dos processadores feitos nos últimos cinco anos.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, as discussões a respeito da desaceleração causada nos PCs corrigidos ainda continuam. Para a Intel, o impacto dessas atualizações no desempenho das máquinas depende muito da carga de trabalho do usuário. Para alguém que usa o computador mais para lazer, estas mudanças não devem ser significativas. Em computadores usados para trabalho, o choque das correções de software pode ser um pouco maior inicialmente, mas a identificação e testes adicionais pós-implementações devem mitigar essas alterações.

Administradores de máquinas Linux já relataram estarem sentindo mudanças no desempenho, ao passo que usuários Windows não relataram nenhum grande impacto até o presente momento. Enquanto isso, a Intel diz que “continuará a trabalhar com seus parceiros e outros para resolver esses problemas”.

Fonte: The Verge