Intel descarta falha de instabilidade nos Core Ultra 200
Por Jones Oliveira |
Praticamente às vésperas do lançamento dos processadores da linha Core Ultra 200V, também conhecidos como Lunar Lake, a Intel garantiu que as novas CPUs para notebooks e a linha Arrow Lake, para desktops, não sofrem com os problemas de instabilidade vistos nos últimos meses.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- CPUs Intel Lunar Lake chegam com RAM embutida no chip e grande foco em IA
- O que se sabe sobre as CPUs Intel Arrow Lake até agora?
Batizada de "Vmin Shift Instability", a falha vem afetando processadores Raptor Lake de 13ª e Raptor Lake Refresh de 14ª geração e configurou uma crise de grandes proporções na Intel. Depois de culpar fabricantes de placas-mãe infundadamente, a companhia teve de correr para identificar e corrigir o problema, além de ampliar a garantia dos processadores em mais 2 anos.
Em publicação no seu blog oficial, o Time Azul garantiu que a questão não afetará os novos componentes. Segundo a empresa, a nova arquitetura empregada nos Lunar Lake e Arrow Lake garante a proteção necessária contra o Vmin Shift Instability e que ele não voltará a ocorrer.
CPUs não afetadas pelo problema
Além da garantia de que os novos processadores funcionarão adequadamente, a Intel confirmou uma lista de CPUs que não são afetadas pelo Vmin Shift Instability.
Em resumo, todos os processadores Intel Core de 12ª geração e modelos i3 e i5 da 13ª e 14ª geração estão livres da falha catastrófica. Componentes da família Xeon e os Intel Core Ultra de primeira geração, lançados em 2023, também não são afetados.
A lista específica de CPUs Intel não afetadas pelo problema é a seguinte:
- Processadores Intel de 12ª geração (Alder Lake) para desktop e laptos
- Processadores Intel de 13ª e 14ª geração i5 (não-K) e i3 para desktops
- Processadores Intel de 13ª e 14ª geração para notebooks — incluindo série HX
- Processadores Intel Xeon, incluindo modelos para servidores e workstations
- Processadores Intel Core Ultra de 1a geração
A Intel reforçou a recomendação para que todos os usuários de CPUs de 13ª e 14ª geração atualizem a BIOS da placa-mãe e utilizem o perfil energético Intel Default Settings. Em contrapartida, CPUs que já apresentam problemas de instabilidade devem ser encaminhadas para a companhia para substituição, bastando abrir um RMA.
Quando as novas CPUs Intel serão lançadas?
O comunicado da Intel surge às vésperas do anúncio oficial das novas CPUs Lunar Lake para notebooks, marcado para esta terça-feira, 3 de agosto, na IFA 2024. O objetivo é claro: tranquilizar os usuários e encorajá-los a comprar um notebook com a nova geração de processadores.
Já os Intel Arrow Lake para desktops ainda não têm uma data de lançamento cravada, mas há fortes rumores de que eles serão apresentados em um evento menor, agora que o Intel Innovation foi cancelado, no dia 10 de outubro.
Fonte: Intel