Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i9 12900KS passa a ser vendido em nova embalagem

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Maio de 2023 às 09h29

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Em comunicado emitido na última sexta-feira (19), a Intel confirmou que vai mudar a embalagem utilizada no Core i9 12900KS, processador entusiasta mais poderoso da 12ª geração. O processo, comum por parte da gigante e que não significa que a CPU está para ser descontinuada (End Of Life, ou EOL), tem o objetivo de facilitar a logística, ampliando o número de unidades que podem ser enviadas de uma só vez.

Além de simbolizar a estreia da arquitetura híbrida da Intel, combinando núcleos de alta performance (P-Core) e de alta eficiência (E-Core), a 12ª geração Alder Lake viu a "Edição Especial" do Core i9, de final KS, retornar com o Core i9 12900KS — na época, o último modelo do tipo a ser lançado havia sido o Core i9 9900KS. A volta foi marcada pelo uso de uma embalagem extravagante, que via o processador ser armazenado em uma caixa de metal com acabamento dourado nos formatos dos wafers de silício usados na fabricação de chips.

Continua após a publicidade

Com o anúncio dessa semana, essa embalagem, identificada pela companhia como "Tier 2", acaba de ser substituída por uma versão mais simples, categorizada como "Tier 4", que segue o formato do restante da família Alder Lake. Apesar de parecer o fim da linha para o 12900KS, a iniciativa já foi feita em gerações anteriores, inclusive com o 9900KS, e tem o propósito de facilitar o transporte e aumentar o número de unidades enviadas às lojas de uma só vez.

Pelos cálculos da Intel, a troca faria com que cada pallet (a estrutura onde produtos costumam ser empilhados para armazenamento e envio nas fábricas) passasse a abrigar 1.620 CPUs, em vez de apenas 560, quantidade quase três vezes maior. Isso não significa que a empresa vá aumentar o número de Core i9 12900KS à venda — a ideia provavelmente é reduzir os custos com transporte, especialmente considerando a idade e o preço atual do componente.

A previsão é que os usuários comecem a encontrar a nova embalagem por volta de 25 de junho, dependendo dos estoques. Desse ponto em diante, o único aspecto diferente do restante da linha será a inscrição "Special Edition", bem como a própria etiqueta de identificação.

Continua após a publicidade

Lançado em abril de 2022, o Intel Core i9 12900KS é uma versão super selecionada do Core i9 12900K tradicional, obtida pela separação na fábrica dos melhores chips para integrarem essa série. Com exceção do clock mais alto, que chega aos 5,5 GHz, melhor capacidade de overclocking que rendeu recordes e do consumo bem mais elevado, as especificações são as mesmas e incluem 16 núcleos e 24 threads (8 P-Cores + 8 E-Cores) junto de 30 MB de cache total.

Fonte: Intel, via VideoCardz