Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i7-14700KF surge no Geekbench com overclock de 6 GHz

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Setembro de 2023 às 11h25

Link copiado!

Francesco Vantini/Unsplash
Francesco Vantini/Unsplash
Tudo sobre Intel

Um novo vazamento na base de dados do Geekbench 6 revela que o vindouro Core i7-14700KF com overclock próximo aos 6Ghz terá um desempenho cerca de 20% maior do que seu antecessor. Os processadores de 14ª geração da Intel ainda não foram anunciados pela empresa, mas foram demonstrados de forma discreta no Innovation 2023.

Os testes registrados no Geekbench foram conduzidos com uma placa-mãe AORUS Master X, recém-anunciada pela Gigabyte, e 48 GB de memória RAM, possivelmente no formato 2x 24 GB. Embora os testes pareçam verídicos, é preciso salientar que, ao verificar os arquivos internos da página, a ficha técnica do benchmark informa que o processador foi usado com uma frequência de até 5,98Ghz.

Continua após a publicidade

De acordo com rumores anteriores, esse processador chegaria com turbo boost de até 5,6 Ghz. Logo, é possível considerar que foi feito um overclock para dar um "empurrão" no desempenho do modelo. Mesmo assim, os testes em single-core mostram um aumento de performance de 9% e até 17% em multicore contra o i7-13700K da geração passada.

Novos i7 devem chegar com 20 núcleos híbridos

Embora a explicação para esses resultados possa estar diretamente ligada ao overclock de 300 Mhz realizado, outros fatores devem entrar nessa equação. A família de CPUs Core i7 deve ser a única a ganhar um aumento na contagem de núcleos, saltando dos 16 para 20 núcleos híbridos (8 de Performance + 12 de Eficiência).

Além do Core i7, benchmarks recentes realizados no PassMark registraram um recorde para o vindouro Core i9-14900KF. Mesmo que os primeiros rumores apontassem melhorias muito pequenas, os Raptor Lake Refresh estão conseguindo obter resultados melhores em alguns vazamentos.

No entanto, ainda é preciso esperar o anúncio oficial desses processadores de 14ª geração. Especulações iniciais sugeriam um lançamento para meados de outubro, mas a falta de informações bota em xeque se veremos essas CPUs no mercado nas próximas semanas ou não.