Intel contrata ex-VP da TSMC e gera guerra por segredos industriais
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Cada empresa da indústria de semicondutores carrega segredos preciosos, guardados a sete chaves. Em agosto, um nome muito importante da TSMC deixou a empresa sob um acordo legal de não trabalhar na companhia anterior do mesmo ramo: a Intel. Em outubro, o Time Azul acolheu essa pessoa e agora o próprio CEO apoia sua chegada, mesmo que a gigante taiwanesa já tenha entrado com processo contra o ex-funcionário.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Intel detalha CPUs Core Ultra Series 3 e debate o futuro dos AI PCs no Brasil
No começo da semana, a TSMC iniciou uma ação contra Wei-Jen Lo após o mesmo ingressar na Intel em outubro, porque isso, por si só, quebra o acordo legal que as duas partes estabeleceram com sua saída no meio do ano.
Segundo as informações desse processo, o ex-executivo era nada menos que vice-presidente, responsável pelas pesquisas e desenvolvimento e processos de fabricação, ou seja, um especialista naquilo que o Time Azul busca no momento.
Intel se posiciona sobre uso de IP de terceiros
Com toda essa situação, Lip-Bu Tan, CEO da Intel, teve que se posicionar em uma carta interna, obtida pelo Oregon Live, em que ele diz:
"Com base em tudo o que sabemos hoje, não vemos mérito nas alegações envolvendo Wei-Jen, e ele continua a ter todo o nosso apoio".
O atual chefe da Intel afirma que Wei-Jen Lo passou 18 anos na empresa antes de fazer parte da TSMC, jornada que durou outros 21 anos. Se a empresa americana, por acaso, teve algum receio quando ele foi para a rival em 2004, agora chegou a vez da gigante taiwanesa ter esse medo: existem segredos até a nível nacional em jogo, já que a TSMC é a maior empresa do país.
Porém a Intel deixa claro que não compactua com a prática de transferência de informações confidenciais, como explica Lip-Bu Tan: "a Intel mantém políticas e controles rigorosos que proíbem estritamente o uso ou a transferência de qualquer informação confidencial ou propriedade intelectual de terceiros".
A Intel está em um momento importante no fortalecimento da divisão de fabricação de semicondutores (Intel Foundry), e a presença de alguém tão experiente, que aumentou a expertise como executivo da maior do mundo nesse ramo, é algo que o Time Azul vai defender com unhas e dentes.
Veja mais do CTUP:
-
Intel apresenta futuro da conectividade com Wi-Fi 8
- Intel vira o jogo e pode fabricar chips para Apple e Qualcomm nos EUA
- CPUs Intel Panther Lake terão clocks máximos inferiores aos Arrow Lake
Fonte: Oregon Live