Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel confirma que processadores de 7nm chegarão em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Março de 2021 às 11h48

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel confirmou nesta terça-feira (23) que seus vindouros processadores de 7nm já têm uma janela de lançamento. Em conferência realizada com a imprensa, o novo CEO da companhia, Pat Gelsinger, revelou que os processadores desktop Meteor Lake e Granite Rapids serão lançados em 2023.

Isso acontece porque esses componentes passaram por alguns problemas em sua confecção e planejamento, o que gerou um atraso enorme no cronograma da Intel, com o início da fabricação acontecendo apenas no segundo trimestre de 2021. De acordo com a empresa, foi necessário refazer completamente a arquitetura desses processadores.

A revelação feita por Gelsinger foi bem rasa e não trouxe maiores detalhes. Porém, de acordo com o pessoal do Tom's Hardware, a companhia seguirá com problemas na fabricação desses processadores mesmo com a mudança de data. O resultado disso será a terceirização da produção de núcleos para a taiwanesa TSMC, muito embora a própria Intel tenha dito que fabricará a maioria dos processadores internamente.

Continua após a publicidade

Núcleos e design

Mesmo sem detalhes vindos da Intel, o mercado já possui algumas informações sobre como serão os novos processadores Meteor Lake e Granite Rapids. No caso do primeiro, será utilizado o design Foveros, preparado para o empilhamento lógico die-to-die, algo bem parecido com o que é visto nos componentes Lakefield. Os Meteor Lake também devem apresentar uma combinação híbrida de núcleos, com a mescla do Ocean Cove e Gracemont, mas com empilhamento em 3D.

Sobre os Granite Rapids, a ideia é que eles sejam usados mais em servidores e também sejam fabricados em litografia de 7nm. A expectativa é de lançamento em 2023. Seus núcleos e design, porém, não foram abordados.

Continua após a publicidade

Fonte: Tom's Hardware