Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel antecipa lançamento de modem 5G que irá revolucionar o mercado

Por| 12 de Novembro de 2018 às 17h31

Link copiado!

Intel antecipa lançamento de modem 5G que irá revolucionar o mercado
Intel antecipa lançamento de modem 5G que irá revolucionar o mercado
Tudo sobre Intel

A Intel revelou hoje que, ao contrário de seu cronograma inicial, irá lançar o chip de modem 5G modelo XMM 8160 na segunda metade de 2019, seis meses antes do que era inicialmente previsto.

O anúncio é algo bombástico para o setor de smartphones, e deverá acelerar todo o desenvolvimento tecnológico dos aparelhos que serão lançados no ano que vem, já que o XMM 8160 é o chip que promete mudar todo o modo de se desenvolver os circuitos de reconhecimento de rede dos dispositivos.

Isso acontece porque o chip será o primeiro modem 5G multinúcleos. Quer dizer que, além de reconhecer todas as frequências existentes de 5G, ele também irá dar suporte a redes 4G, 3G e 2G, tornando-se o primeiro chip do mundo a oferecer suporte a todas essas redes em um único pacote.

Assim que for lançado, o novo modem 5G da Intel deverá mudar totalmente o mercado de smartphones, que ainda precisam criar arquiteturas que utilizem dois modems distintos, um para 5G e outro para as outras frequências de redes. Colocar tudo em um único bloco permite que as fabricantes economizem espaço em suas placas, que pode ser utilizado para outras melhorias.

Continua após a publicidade

O XM8160 irá reconhecer todas as principais frequências de 2G a 5G existentes, com uma amplitude de banda que irá variar de 600MHz à 6GHz, permitindo velocidades de download que poderão chegar a até 6Gbps.

E a maior beneficiária desse adiantamento será a Apple. Desde o iPhone Xs, a empresa tem optado por utilizar modems da Intel em seus smartphones, e esse anúncio provavelmente só ajudou a cimentar a noção de que essa parceria deverá continuar existindo por algum tempo ainda.

Ainda que a Intel tenha anunciado que irá lançar o novo modem em 2019, ela também já adiantou que só em 2020 que deveremos ver os primeiros smartphones que (e, também de acordo com a empresa, notebooks e computadores) que irão utilizar o novo chip.

Fonte: Slash Gear