Intel antecipa lançamento de modem 5G que irá revolucionar o mercado

Intel antecipa lançamento de modem 5G que irá revolucionar o mercado

Por Rafael Rodrigues da Silva | 12 de Novembro de 2018 às 17h31

A Intel revelou hoje que, ao contrário de seu cronograma inicial, irá lançar o chip de modem 5G modelo XMM 8160 na segunda metade de 2019, seis meses antes do que era inicialmente previsto.

O anúncio é algo bombástico para o setor de smartphones, e deverá acelerar todo o desenvolvimento tecnológico dos aparelhos que serão lançados no ano que vem, já que o XMM 8160 é o chip que promete mudar todo o modo de se desenvolver os circuitos de reconhecimento de rede dos dispositivos.

Isso acontece porque o chip será o primeiro modem 5G multinúcleos. Quer dizer que, além de reconhecer todas as frequências existentes de 5G, ele também irá dar suporte a redes 4G, 3G e 2G, tornando-se o primeiro chip do mundo a oferecer suporte a todas essas redes em um único pacote.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assim que for lançado, o novo modem 5G da Intel deverá mudar totalmente o mercado de smartphones, que ainda precisam criar arquiteturas que utilizem dois modems distintos, um para 5G e outro para as outras frequências de redes. Colocar tudo em um único bloco permite que as fabricantes economizem espaço em suas placas, que pode ser utilizado para outras melhorias.

O XM8160 irá reconhecer todas as principais frequências de 2G a 5G existentes, com uma amplitude de banda que irá variar de 600MHz à 6GHz, permitindo velocidades de download que poderão chegar a até 6Gbps.

E a maior beneficiária desse adiantamento será a Apple. Desde o iPhone Xs, a empresa tem optado por utilizar modems da Intel em seus smartphones, e esse anúncio provavelmente só ajudou a cimentar a noção de que essa parceria deverá continuar existindo por algum tempo ainda.

Ainda que a Intel tenha anunciado que irá lançar o novo modem em 2019, ela também já adiantou que só em 2020 que deveremos ver os primeiros smartphones que (e, também de acordo com a empresa, notebooks e computadores) que irão utilizar o novo chip.

Fonte: Slash Gear

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.