Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Alder Lake pode incentivar produção de fontes mais eficientes

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Maio de 2021 às 16h05

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Com a chegada da 12ª geração de processadores Intel, o mercado de fontes de alimentação também terá de se adaptar. Segundo um documento enviado ao Videocardz, atribuído à fabricante de chips, as especificações e o design das fontes de energia precisarão mudar para serem compatíveis com as CPUs Alder Lake.

Em 2020, a Intel divulgou um guia de design para fontes desktops ATX12VO, com diversas especificações, regras e diretrizes para sua nova família de processadores. Agora, no mês de maio, alguns rumores começaram a apontar que os processadores Alder Lake trabalharão com dois tipos de núcleos diferentes: um mais potente, para cargas mais pesadas de trabalho; outro mais eficiente, capaz de otimizar o consumo de energia em 20%.

Os modelos atuais de fontes são eficientes para consumos médios e altos de energia. No entanto, quando o PC está ocioso e o consumo de energia fica abaixo dos 10%, as fontes demandam mais do que em outros momentos, efetivamente consumindo mais energia do que deveriam. No novo padrão, os pinos dos barramentos serão limitados a 12 (os atuais contam com 24), separando a distribuição entre o armazenamento e periféricos da placa-mãe.

Continua após a publicidade

Com esses dois fatores, a Intel pode estar pressionando as fabricantes a começarem a produção das fontes compatíveis quanto antes, já que a previsão de lançamento do processador de 12ª geração é para o final de 2021. Ainda segundo o documento, a sugestão da fabricante de semicondutores é que os novos componentes fiquem prontos entre 4 e 5 meses.

Por isso, as fontes de alimentação modelo ATX12VO não serão tão abundantes no lançamento do Alder Lake; e talvez nem a curto prazo. Vale ressaltar que o padrão é uma sugestão da Intel para reduzir e otimizar o consumo de energia dos PCs, oferecendo uma experiência melhor com os novos processadores.

Fonte: PC Gamer, Videocardz