Intel afirma que chips feitos com litografia 14A serão mais caros
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Intel está apostando todas as fichas na sua divisão de produção de semicondutores (Intel Foundry). A litografia 18A é a próxima a chegar com os processadores Panther Lake, mas o Time Azul já trabalha no desenvolvimento da tecnologia 14A, que será mais cara. A afirmação veio pela própria empresa, através de seu CFO, que afirma o custo maior na produção de wafers por conta do uso de novos equipamentos.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
David Zinsner, CFO da Intel, em sua apresentação na Citi’s 2025 Global TMT Conference, disse que a adoção de novos equipamentos para a produção da litografia 14A elevará o custo em geral:
"O 14A é mais caro que o 18A. Não é significativamente mais caro em termos de investimento. Mas é um custo mais alto de wafer, com certeza, e em parte isso se deve ao fato de que esperamos usar ferramentas EUV de alta NA em 14A, o que não era o caso em 18A".
Intel ainda precisa de clientes para litografia 14A
Com o avanço no processo litográfico, maior é o custo. E para justificar algo mais caro, é preciso ter demanda. O próprio CEO da Intel, Lip-Bu Tan, chegou a dizer que se a tecnologia 14A não conseguir clientes externos e não ficar só como algo feito para a produção de chips internos, os planos teriam que ser abortados.
A fala polêmica recebeu atenção de Zinsner, que tentaou explicá-la:
"Acho que o que ele está dizendo é que, se não conseguirmos clientes externos para o 14A, será difícil justificar esse nó. Então, sim, a Intel Products será um grande cliente do 14A, mas é a totalidade dessa demanda, e precisamos garantir que ela esteja em um nível que possamos gerar um retorno de investimento razoável para os acionistas".
Segundo o Tom's Hardware, a Intel fará uso do equipamento Twinscan EXE:5200B High-NA da ASML, única empresa do mundo a fabricar esse tipo de máquina. Uma unidade custa US$ 380 milhões, já uma fábrica preparada para uma tecnologia de ponta como essa custa mais de US$ 20 bilhões.
Por conta dos desafios pelos quais passa a Intel, o governo dos EUA e empresas estrangeiras estão investido na Intel para que esses planos sejam viáveis.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
Fonte: Tom's Hardware