Publicidade

Intel abandona desenvolvimento de substratos de vidro e passa a terceirizar

Por  | 

Compartilhe:
Laura Ockel/Unplash
Laura Ockel/Unplash
Tudo sobre Intel

Em uma mudança estratégica sob o comando do novo CEO Lip-Bu Tan, a Intel está descontinuando sua pesquisa e desenvolvimento de substratos de vidro, componentes essenciais para a fabricação de processadores. Por conta disso, o Time Azul de processadores passará a comprar a tecnologia pronta de fornecedores externos especializados.

A decisão representa uma mudança significativa na abordagem da Intel, que historicamente investiu no desenvolvimento de suas próprias tecnologias. O movimento faz parte de um esforço mais amplo para otimizar custos, reduzir riscos financeiros associados a pesquisa e desenvolvimento e focar em suas áreas de negócios principais: o desenvolvimento de CPUs, GPUs e serviços de fundição (foundry).

Foco maior da Intel pode estar no desenvolvimento de chips em si

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ao terceirizar, o Time Azul espera acelerar a integração de novas tecnologias em seus produtos e ganhar flexibilidade para avaliar múltiplos parceiros, garantindo competitividade em desempenho e preço.

Essa mudança estratégica reforça uma tendência de cooperação no setor de semicondutores, que exige altíssimos investimentos. A Intel poderá focar em seu roadmap de litografias, como o 18A, enquanto aproveita a expertise de fabricantes consolidados para acelerar o lançamento de produtos mais potentes, especialmente para data centers e inteligência artificial.

Essa movimentação ainda não é algo que foi divulgado oficialmente pela empresa, mas aponta para um possível momento delicado internamente no que diz respeito a divisão Foundry, que é um dos focos do atual CEO.

Veja mais do CTUP: