Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPUs Nvidia RTX 50 devem ter memória GDDR7 de 28 Gbps e 512-bit

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Março de 2024 às 09h13

Link copiado!

NVIDIA YouTube
NVIDIA YouTube
Tudo sobre Nvidia

Após a JEDEC oficializar os novos módulos de memória GDDR7 na última semana, novos rumores a respeito da futura linha RTX 50 da NVIDIA começaram a surgir na internet. Dessa vez, o conhecido informante Kopite7kimi sugere que as vindouras placas de vídeo chegariam com uma memória VRAM potente de até 28 Gbps com aumento do barramento para 512-bit.

A informação, compartilhada através do X (Antigo Twitter), possui certas incongruências. No passado, o mesmo leaker já havia indicado que o modelo topo de linha da futura série teria a interface de 512-bit, mas voltou atrás e sugeriu a permanência dos 384-bit. É difícil saber qual dos dois barramentos a NVIDIA usará, mas é extremamente provável que o time verde esteja realizando múltiplos testes com cenários diferentes.

O que realmente deve acontecer é a velocidade de 28 Gbps dessa memória de vídeo. Apesar do protocolo GDDR7 suportar mais de 32 Gbps, esses 28 Gbps são um avanço notável em relação aos 21 Gbps usados na RTX 4090. Fora o aumento na velocidade, as próprias inovações na memória GDDR7 em relação ao atual GDDR6X tornarão a nova placa de vídeo topo de linha da companhia muito mais rápida. 

Continua após a publicidade

Chip GB203 será o topo de linha

Kopite7kimi ainda comenta sobre outro assunto importante. O leaker aponta que o chip GB202 será a implementação máxima da próxima geração, enquanto o GB203 terá metade das estruturas presentes no GB202. Caso se confirme, isso criará um cenário similar ao que acontece com as RTX 4080 e 4080 SUPER em relação à RTX 4090, que possuem um grande buraco em relação ao nível de desempenho.

Com o codinome Blackwell, poucos detalhes da linha RTX 50 são conhecidos. É esperado que as placas sejam produzidas com uma litografia de 3 nanômetros da TSMC e cheguem com o padrão de conexão DisplayPort 2.1, já disponível nas Radeon RX 7000 há algum tempo.

Ainda sem data de lançamento previsto, as novas NVIDIA RTX 50 podem ser anunciadas ainda no fim deste ano, mas é possível que o lançamento ocorra apenas no início de 2025.