VESA anuncia padrão DisplayPort 2.1a com transmissão de até 54 Gbps
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |

A VESA, Associação de Padrões Eletrônicos de Vídeo, anunciou nesta segunda-feira (8) o novo padrão DisplayPort 2.1a, que atualiza especificações para cabos e conectores. A nova certificação substitui o DP40 UHDR (largura de banda ultra alta), para DP54, com quatro pistas UHBR de 13,5 Gbps, resultando em uma taxa de transmissão total de 54 Gbps.
O novo padrão ainda amplia para 2 metros a distância máxima para cabos DisplayPort passivos UHBR10 e UHBR13.5. Com isso, é possível utilizar cabos mais simples — e baratos — para utilizar configurações de monitor 4K a 120 Hz, por exemplo, que antes exigiam cabos com largura de banda de 80 Gbps.
"Com a atualização do DisplayPort, a nova especificação foi projetada para permitir cabos UHBR10 e UHBR13.5 passivos mais longos entre monitores e GPUs. Os consumidores não são mais obrigados a conectar dispositivos UHBR13.5 com cabos DP80 de 1 metro, que fornecem mais largura de banda do que seu hardware precisa e, em alguns casos, podem ser muito curtos para sua configuração.", afirmou James Choate, gerente do programa de conformidade da VESA. #CES2024 is only 5 weeks away and VESA will be there - highlighting our latest display standards and new developments for #gaming #mediaplayback #contentcreation and much more. More details coming soon so stay tuned! #DisplayPort #DP2.1 #UHBR #DisplayHDR #AdaptiveSync #ClearMR pic.twitter.com/X2wt850PP0 — VESADisplay (@VESADisplay) December 5, 2023
Mais segurança em veículos autônomos
A VESA ainda anunciou um novo protocolo Automotive Extension, que padroniza o processo de verificação da integridade de dados entre a GPU de veículos inteligentes e o painel de controle. Isso garante que os computadores de bordo apresentem leituras mais precisas dos sensores, reduzindo o risco de acidentes em situações que o usuário precisa, por exemplo, assumir o controle manual de veículo autônomos.
Segunda a VESA, o novo protocolo é aberto a todas as empresas parceiras que utilizam conectores e cabos DisplayPort certificados. Por se tratar de um item considerado de segurança, além o Automotive Extension será implementado também no padrão eDP 1.5a, além do novo DisplayPort 2.1a, evitando que fabricantes precisem revisar projetos inteiros apenas para incluir a funcionalidade.
O protocolo ainda fornece funcionalidade de autenticação segura e encriptação para os canais auxiliares DisplayPort, evitando que ataques hackers direcionados alterarem os dados exibidos no painel.