Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPUs Nvidia Blackwell serão apresentadas na GTC 2024

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Outubro de 2023 às 17h25

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A nova geração Blackwell de GPUs Nvidia está prevista para ser apresentada oficialmente por Jensen Huang durante a GTC 2024. A abertura da GPU Technology Conference da Nvidia é focada em Inteligência Artificial, computação de alto desempenho (HPC) e está marcada para 18 de março.

Voltado para mercado corporativo e desenvolvedores, a GTC 204 será em formato híbrido, ocorrendo no centro de convenções de San Jose, na Califórnia (EUA), com transmissão digital simultânea. Até o momento, a Nvidia apenas confirmou a data do evento e palestra inaugural de seu CEO, que costuma trazer um panorama do que será apresentado durante os três dias de conferência.

Continua após a publicidade

Poucas chances de ver as RTX 5000

Mesmo não sendo direcionada ao mercado consumidor, a GTC é um evento gratuito, mas é preciso se cadastrar para acompanhar a transmissão. Entre os produtos mais aguardados para a versão estão as novas placas Blackwell para IA, sucessoras das H100.

Supostamente, esta será a primeira geração de GPUs Nvidia a utilizar dies com chiplets, que possibilitam uma utilização mais otimizada e versátil da área da PCB. Vazamentos recentes já sugeriram que as GB100 devem trazer até 33% mais núcleos, mas outros detalhes não foram revelados.

Continua após a publicidade

Apesar de GPUs domésticas, como as GeForce RTX, contarem com cada vez mais soluções de IA embarcadas, elas não devem aparecer durante o evento. Além disso, as próximas GeForce RTX 5000 estão previstas apenas para 2025, reduzindo também a possibilidade de ver as novas placas durante a CES, em janeiro.

Julgando pelas edições anteriores, o máximo que devemos ver sobre as próximas GPUs domésticas da Nvidia durante a GTC é alguma menção de inovações de IA compartilhadas entre os chips Blackwell para servidores e gamers, como uma eventual nova geração de núcleos Tensor e seu potencial aplicado.