Publicidade

GPU NVIDIA RTX 6000D chinesa tem a configuração estranha com 84 GB de memória

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
NVIDIA/Divulgação
NVIDIA/Divulgação

As placas de vídeo de alto desempenho da NVIDIA, geralmente voltadas para uso profissional e IA, chegam capadas no mercado chinês por imposições do governo dos EUA que não vem de hoje. Por isso, podemos ver modelos com configurações um tanto diferentes, como essa RTX 6000D com uma configuração de 28 chips de 3 GB GDDR7, totalizando a estranha quantidade de 84 GB.

Um novo vídeo publicado no fórum Bilibili expõe as entranhas da placa e assim conseguimos ver que dois slots de memória estão vazios. Por isso, com menos memória, a interface também cai para 448-bit, em vez dos 512-bit do modelo que serve como base, a RTX PRO 6000, melhor GPU para jogos hoje. De resto, o layout do PCB em geral é o mesmo, e assim como o modelo completo, a RTX 6000D tem o mesmo cooler passivo, já que, geralmente, essa GPU é equipada com coolers a água customizados em servidores.

RTX 6000D tem limitações em núcleos e energia

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A versão chinesa tem 19.968 shaders, diferente dos 24.064 da versão completa. Apesar de esse modelo também oferecer limite energético de 600W, ele opera a menos de 420W por conta das limitações impostas pela NVIDIA.

Essas limitações de placas de vídeo por parte da NVIDIA para o território chinês acontecem também na linha GeForce, especialmente as GPUs topo de linha. A RTX 5090, por exemplo, ganhou uma versão alternativa com especificações menores. A RTX 5090D foi tão capada, que não apresentava ganho expressivo sobre a RTX 4090 completa (já que ela também tem uma versão para a China).

A China trabalha em seus próprios hardwares, mas em termos de GPUs, ainda está muito longe de chegar no que a NVIDIA, ou até mesmo a AMD oferecem. E falando no Time Vermelho, ele também é um dos afetados pelas políticas dos EUA em relação ao envio de chips para a China. Por isso, a empresa liderada por Lisa Su também oferece modelos capados com as GPUs de alto desempenho.

Veja mais do CTUP: