GPU AMD RDNA 5 high-end terá 3x mais núcleos que Radeon RX 9070 XT
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Quantos mais núcleos uma GPU tem, mais desempenho ela entrega. Parece que a AMD está mirando em um número bem alto para a próxima geração de placas de vídeo baseadas em RDNA 5, dobrando o número de núcleos por unidade computacional. Isso pode fazer com que uma GPU intermediária tenha mais núcleos do que a Radeon RX 9070 XT, atual chip gráfico mais forte da companhia.
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo AMD Radeon
- Quais são as diferenças entre placas de vídeo NVIDIA e AMD?
Segundo o leaker zhangzhonghao, uma unidade computacional (CU) passará a ter 128 stream processors, que são os núcleos na arquitetura gráfica da AMD. Esse número é o dobro em relação ao que é praticado nas GPUs RDNA 4 e, por isso, a placa de vídeo "Radeon RX 10000" topo de linha pode ter 12.288 núcleos, baseado em um rumor recente que mostrava toda a divisão do die desses chips. Por isso, o lineup de próxima geração pode ficar assim:
- RDNA 5 high-end: 96 CUs / 12,288 núcleos
- RDNA 5 intermediária: 40 CUs / 5,120 núcleos
- RDNA 5 mainstream: 24 CUs / 3,072 núcleos
- RDNA 5 de entrada: 12 CUs / 1,536 núcleos
AMD terá GPU para brigar com a RTX 6090?
Essa quantidade de stream processors equivale a três Radeon RX 9070 XT, ou duas RX 7900 XTX, possivelmente entregando um novo nível de desempenho no segmento high-end. Vale lembrar que existem outros aspectos em relação ao desempenho de uma placa de vídeo, como memória, cache, frequências, entre outros.
Caso esse rumor se concretize, podemos estar falando da volta da AMD no segmento de alto desempenho em placas de vídeo. Com as Radeon RX 9000, o Time Vermelho abandonou completamente a disputa onde se encaixa a RTX 5080, embora a RX 9070 XT consiga alcançá-la em jogos específicos, ficando longe da RTX 5090. Com essa mudança considerável na estrutura da arquitetura RDNA 5, pode se até que a AMD brigue contra a futura RTX 6090.
Rumores recentes já haviam apontado para uma mudança significativa em como a AMD constrói suas GPUs com a próxima geração. Tal mudança, talvez, até leve para um nome diferente. Pode ser que a as letras RX saiam e deem lugar para "PTX", segundo alguns leakers.
Veja mais do CTUP:
-
3 melhorias do AMD FSR 4
- O que é o Radeon Super Resolution?
- O que é AMD Smart Access Memory (Resizable BAR)?