Funcionários da Samsung estariam recebendo suborno para vender memórias DDR5
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Algumas obras de fim de mundo (série, filme, jogos, etc.) já nos mostraram o comportamento errático do ser humano nessas horas. Não que o mundo esteja acabando, mas a atual crise na indústria de chips DRAM e NAND traz alguns episódios alarmantes. Agora, surgiram relatos de que funcionários da Samsung estariam vendendo memória DDR5 e SSD, componentes que encarecem a cada dia, sob suborno, privilegiando alguns clientes.
-
Qual é a diferença entre memória cache e memória RAM?
- Usar 4 módulos de memória RAM afeta desempenho do PC?
Essa pressão desenfreada sobre a cadeia de suprimentos culminou em um cenário que beira o caos corporativo. A escassez global de memória tornou-se tão aguda que a Samsung Electronics iniciou uma investigação interna rigorosa contra seus próprios funcionários, por conta da suspeita de recebimento de subornos de clientes desesperados que tentam, a qualquer custo, furar a fila de espera e garantir remessas desse componente.
Samsung já teria resolvido o problema
Fontes do DigiTimes disseram que "vários funcionários e distribuidores da Samsung Electronics de Taiwan estão envolvidos em práticas irregulares relacionadas a descontos", e que "depois de os auditores entrevistarem funcionários de vários departamentos relacionados com semicondutores, a Samsung tomou medidas imediatas em relação aos envolvidos".
Por se tratar de algo de dentro da divisão de fabricação de semicondutores da Samsung, não estamos falando de uma pessoa subornando funcionários para conseguirem um ou outro pente de memória RAM DDR5 mais barato para o seu PC gamer, mas muito provavelmente algum cliente, ou seja, uma grande empresa. Isso torna tudo ainda mais preocupante.
A raiz do problema está na explosão da demanda por IA. Com a capacidade de produção voltada quase totalmente para as memórias HBM (High Bandwidth Memory) — o coração dos servidores de IA — a oferta de memórias convencionais, como a DRAM DDR5 e chips NAND, despencou. O resultado é um mercado onde o preço não é mais o único fator decisivo, já que a disponibilidade tornou-se a moeda mais valiosa.
Veja mais do CTUP:
- O pesadelo voltou: notebooks devem vir com apenas 8 GB de RAM em 2026
- NVIDIA deve cortar produção da RTX 50 em 40% devido à crise de memórias
- Samsung nega rumor sobre fim da produção de SSDs em prol de memória RAM
Fonte: Sammy Fans