Publicidade

Escassez: lojas de PC do Japão começam a limitar compra de SSDs e RAM

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/CXMT
Reprodução/CXMT

Você deve se lembrar da limitação na compra de diferentes produtos em supermercados durante a pandemia da covid-19 em 2020. Algo parecido começou a acontecer na indústria de hardware em relação aos componentes que têm sofrido com escassez, como memória RAM e SSD. Relatos vindos do Japão indicam que algumas lojas estão limitando a compra dessas peças por cliente.

Segundo um compilado com diferentes lojas japonesas feitas pelo site Akiba PC, a escassez de memória RAM e drives de armazenamento, incluindo SSD e HDD. Uma delas permite a compra de até oito desses componentes de uma só vez. E essa é a mais flexível nesse sentido.

Outra loja só permite a compra de quatro componentes: dois drives e dois pentes de memória, ou até quatro pentes de memória RAM. Quem adquirir um PC inteiro, no entanto, consegue negociar a compra de mais dessas peças limitadas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Culpa da escassez é a crescente demanda por IA

A imposição da nova regra por essas lojas acontece por conta do baixo suprimento desses componentes. Esses estabelecimentos precisam segurar mais o pouco de memória RAM e SSD que restam nos estoques, já que pouco tem vindo dos distribuidores, porque a prioridade tem sido os data centers de IA e armazenamento em nuvem de gigantes como Amazon, Google, Microsoft, Meta, entre outros.

As fabricantes de chips de memória, seja DRAM (memória RAM) ou NAND (armazenamento), não estão dando conta da demanda por IA para esses componentes, muito menos atender a demanda por parte dos consumidores, que sempre corresponderam a maior fatia dessa demanda. Executivos das maiores fabricantes já alertaram para a situação sem precedentes e isso é algo que deve durar pelo resto dessa década.

No Brasil, já começamos a perceber o aumento nos preços de memória RAM e SSDs de diferentes especificações. E nem adianta recorrer à tecnologias antigas, como DDR4 por exemplo, já que além do baixo estoque por estarem no processo de descontinuação, existe ainda o aumento de preço por conta da alta demanda também.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Akiba PC