Publicidade

Envio de placas de vídeo cai no 3º trimestre de 2024; NVIDIA cresce 2%

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

Um novo levantamento da empresa de pesquisa do mercado de hardware, Jon Peddie Research, revela que o envio de placas de vídeo caiu 14,5% no terceiro trimestre de 2024 comparado com o segundo trimestre. Em contrapartida, nesse mesmo período a NVIDIA cresceu 2%.

Envio de placas de vídeo tem caído ano após ano

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No terceiro trimestre de 2024, o total de GPUs dedicadas enviadas ao mercado foi de 8,1 milhões de unidades, uma queda de 14,5% - a maior já registrada desde o segundo trimestre de 2022. Naquela época, os envios caíram cerca de 35% em relação ao primeiro trimestre anterior de 2022.

A Jon Peddie Research mostra ainda que a quantidade de unidades de placas de vídeo enviadas nesse momento é o menor da atual década de 2020. Já a queda que aconteceu entre 2022 e 2023 é a mais expressiva desde 2015.

Mesmo assim, a situação não impediu a NVIDIA de pegar 2% da fatia de mercado da AMD e chegar a 90% de market share no trimestre anterior, deixando a rival com o restante (10%). A Intel segue sem qualquer participação expressiva no mercado de placas de vídeo.

O envio de processadores, por outro lado, chegou a 20,1 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, crescendo 42,2% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, entretanto, houve queda de 3,4% no segmento.

As estimativas da empresa de pesquisa de mercado não são otimistas para o mercado de placas de vídeo. Para a Jon Peddie Research, a taxa de crescimento de envio deve cair em 6% entre 2024 e 2028 e chegar a 119 milhões de unidades até o fim deste período.

A queda neste trimestre pode ter relação com a espera pelas novas gerações de placa de vídeo. Tanto as GPUs NVIDIA GeForce RTX 50, quanto as AMD Radeon RX 8000 serão apresentadas durante a CES 2025 no início de janeiro.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Jon Peddie Research