Publicidade

NVIDIA encerra produção das RTX 40 e foca totalmente nas RTX 50

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
NVIDIA
NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

Os rumores sobre as GeForce RTX 50 "Blackwell" continuam ganhando força, indicando um lançamento iminente. O Board Channels, fórum de onde costumam vir rumores de hardware, indica que a NVIDIA segue com o planejamento de lançamento das novas GPUs para janeiro, enquanto começa a limpar o estoque das RTX 40.

Segundo as informações não-oficiais, a NVIDIA teria estoque de chips de RTX 40 para mais apenas dois meses. A capacidade de produção tem sido gradualmente alterada para focar nas novas placas de vídeo, que chegam no começo do próximo ano.

A linha de produção da GPU AD106, por exemplo, que equipa as GeForce RTX 4060 (Ti) e RTX 4070 mobile, já teria sido totalmente tranferida para as RTX 50. Segundo o rumor, a GPU AD 107 (RTX 4050/4060 mobile) ainda estaria ativa, mas por tempo limitado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

RTX 40 mainstream e entusiasta já devem sumir do mercado

As GPUs intermediárias e high-end, aquelas acima da RTX 4070, já começaram a ter a produção e o suprimento interrompidos. Tudo isso faz com que as fabricantes parceiras da NVIDIA ofereçam cada vez menos modelos de placas de vídeo no mercado.

Essa é uma movimentação natural e acontece em toda geração de hardware em diferentes empresas. Ela só reforça a prioridade atual da NVIDIA em fabricar as GPUs Blackwell para games para uma disponibilidade em breve.

Um rumor anterior dizia que todo o lineup de placas de vídeo GeForce RTX 50 chegaria no primeiro trimestre de 2025. Algo incomum para o Time Verde, já que ele costuma iniciar uma nova geração com as séries xx80 e xx90, lançando o restante do lineup meses depois da estreia da nova geração.

A expectativa para a revelação das novas GPUs RTX 50, que também terão SKUs mobile, está na CES 2025, que acontece entre os dias 7 e 10 de janeiro.

Leia mais: