Ubuntu 22.04 LTS é lançado com melhorias visuais e mais praticidade
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Mais uma versão do Ubuntu foi lançada para o público geral neste mês de abril. O Ubuntu 22.04 chega recheado de novidades na interface herdadas do GNOME 42, mais personalização em cores, uma nova ferramenta de captura e a mais recente versão do gerenciador de arquivos Nautilus.
- GNOME 42 apresenta visual renovado, mais velocidade e novos apps
- Linux 5.17 chega com melhorias para o SteamDeck e drivers aprimorados
As mudanças visuais derivadas do GNOME 42 são bastante evidentes: janelas e menus de contexto ficaram ainda mais arredondados e com bordas mais discretas; o modo escuro mudou e, a partir da opção escolhida, muda toda a aparência do sistema; e o novo estilo do logo Circle of Friends foi implementado na seção “Sobre”.
Ainda sobre o design, uma importante mudança foi a adição de cores de destaque personalizáveis. No menu “Aparência”, o usuário pode escolher as cores que retocarão o sistema operacional e substituir o tradicional laranja. A paleta altera detalhes do sistema inteiro, como ícones de pastas, fundos, caixas de seleção e mais.
Nova ferramenta de captura
A nova ferramenta de captura, também herdada do GNOME, é acionada pela tecla PrintScreen e oferece opções de recorte com o mouse, captura de janela, tela inteira e até gravação da área de trabalho ou da área de seleção. O recurso é mais versátil que a contraparte nativa do Windows 10/11, que só permite registros estáticos.
Novidades do gerenciador de arquivos
Proteger pastas compactadas com senhas é uma alternativa interessante para barrar o acesso de curiosos. Agora, para tornar esse recurso mais prático, o gerenciador de arquivos do Ubuntu 22.04 é capaz de criar, abrir e extrair arquivos trancados.
Outra adição em usabilidade está na barra de endereços: na nova versão, é possível rolar pelo campo e agilizar a digitação com o preenchimento automático.
Novos gestos e ajustes de interface
O App Launcher do Ubuntu 22.04 passou a ser navegado na horizontal e a grade, antes organizada pelo sistema, agora pode ser rearranjada manualmente pelo usuário. Assim, o administrador pode manter a seção da forma que preferir, e não mais se perder na lista de aplicativos para acessar os programas favoritos.
Para complementar a navegação, novos gestos para o touchpad também foram adicionados. Esses atalhos permitem abrir o App Launcher com facilidade, bem como ir de uma área de trabalho à outra sem recorrer aos ícones na tela ou botões do teclado.
Ainda pensando em praticidade, foi adicionado um atalho para os modos de energia do notebook. O botão foi acrescentado ao menu de status, no canto superior direito, e pode poupar alguns cliques permitindo a alternância entre modos “Desempenho”, “Balanceado” e “Economia de bateria”.
Baixe Ubuntu 22.04 no site oficial
Essa e outras novidades foram descritas na íntegra pela equipe da Canonical, companhia que cuida da distro, no site oficial do sistema operacional. O download do Ubuntu 22.04 (incluindo da versão LTS) pode ser feito do site oficial.