Dell deve lançar primeiro desktop com processador Intel de 10ª geração

Por Wagner Wakka | 05 de Março de 2020 às 11h00
Captura/YouTube
Tudo sobre

Dell

Saiba tudo sobre Dell

Ver mais

A Dell pode estar próxima de lançar o primeiro desktop com processador Intel de 10ª geração, o Comet Lake. Isso é o que mostra um novo vídeo da fabricante aparentemente publicado por engano no YouTube, mostrando o XPS Tower Special Edition equipado com o novo processador da linha Comet Lake.

O aparelho se mostra uma novidade no setor. Embora os processadores Comet Lake já tenham sido anunciados no ano passado, até o momento só aparecia em linhas de laptops parceiros da Intel. Ou seja, este é o primeiro desktop com o novo processador.

A Special Edition é uma evolução em relação aos XPS Tower originais, que contavam com processadores de nona geração, como o Core i9-9900K. Agora, a ideia é investir ainda mais em desempenho com os chips de próxima geração.

Apesar da novidade, cabe algumas ressalvas: os processadores Comet Lake ainda são fabricados em litografia de 14 nanômetros, bem longe dos tão sonhados 10 nanômetros que se espera da Intel ainda este ano. Atualmente, a AMD está à frente neste sentido, com chips fabricados em processo de 7 nanômetros.

Rumores apontam que a Intel está buscando alternativas para se manter competitiva nesse cenário (embora ainda tenha a maior fatia de mercado). A primeira é derrubar o preço dos seus produtos. Além disso, ela pode transformar toda a sua linha em multitrhead, o que ajudaria a ser mais competitiva no mercado intermediário. Atualmente, apenas os processadores da série i9 de nona geração são multithread.

Apesar da apresentação do XPS Special Edition, ainda não há anúncio sobre data de lançamento, nem preço do produto. A Dell apenas indica o aparelho para 2020.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.