Publicidade

CPU-Z ganha versão específica para PCs com chips ARM64

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/ARM)
(Imagem: Reprodução/ARM)

A CPUID lançou uma nova versão para PC do CPU-Z voltada para processadores ARM64, acompanhando a tendência de cada vez mais fabricantes investindo em alternativas aos CPUs x86. A versão 1.01 do CPU-Z para ARM já identifica o nome, arquitetura e processo do SoC, arquitetura e frequência máxima de núcleos, nome e frequência de GPU, BIOS, placa-mãe, sistema operacional e tipo de memória.

Segundo as notas de atualização do software, ele já é 100% compatível com Windows 11 para ARM64. Ao que tudo indica, a primeira versão tem suporte oficial apenas a processadores que já estão no mercado, como os Snapdragon 8cx Gen3, mas o movimento sugere que a CPUID já esteja antecipando a chegada em breve dos processadores ARM domésticos em desenvolvimento pela NVIDIA e AMD.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

CPU-Z x86 com suporte a Arrow Lake e Hawk Point

Em paralelo, a CPUID também lançou a versão 2.09 para sistemas x86, que inclui suporte às recém-anunciadas APUs AMD Hawk Point e Intel Arrow Lake. Especificamente no caso dos chips AMD, o suporte preliminar já era esperado, pois os primeiros produtos com os Ryzen 8000G começam a chegar ao mercado já no segundo trimestre, segundo anúncio oficial.

Apesar de já terem sido confirmadas para 2024, a Intel ainda não revelou detalhes técnicos das APUs Arrow Lake. Até o momento, a empresa apenas afirmou que elas devem equipar os primeiros notebooks gamer com a nova linha de processadores Intel Core Ultra, e que a janela de lançamento esperada é para o último trimestre do ano.

No entanto, já ter suporte preliminar no CPU-Z sugere que, ao menos a CPUID, já conta com amostras de engenharia mais próximas da versão final dos Arrow Lake. Sendo assim, é provável que as primeiras especificações técnicas dos novos processadores Intel comecem a ser reveladas.