Publicidade

CPUs Nova Lake-AX chegam até 2027 para brigarem com APUs AMD de alto desempenho

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Intel/Divulgação
Intel/Divulgação
Tudo sobre Intel

Um novo rumor, vindo de um leaker conhecido, aponta para uma nova geração de CPUs com gráficos integrados da Intel, poderosa o suficiente para bater de frente com as APUs Strix Halo da AMD, as melhores do mercado mobile na atualidade. A expectativa é que, embora a linha padrão estreie em 2026 com SKUs para desktops e notebooks convencionais, a série, chamada de Nova Lake-AX, seja lançada um pouco depois, entre 2026 e 2027, para workstation móveis de alto consumo e PCs compactos de alto desempenho.

Na prática, os Nova Lake-AX devem combinar até 52 núcleos de CPU divididos em 16 núcleos de performance baseados na arquitetura Coyote Cove, 32 núcleos eficientes Arctic Wolf e 4 núcleos de baixo consumo (LP-E) separados para maximizar a autonomia quando necessário.

Além disso, a iGPU deve ser equipada com a nova geração Xe3 (Celestial), estimada para ter entre 20 e 24 núcleos gráficos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nova Lake-AX pode ter muito cache e TDP altíssimo

Para sustentar todo esse poder bruto, haverá um tile dedicado de Last Level Cache (bLLC) com mais de 100 MB de cache compartilhada entre CPU e GPU, tudo empacotado pela tecnologia Foveros 3D, que pode incluir camadas extras de memória e cache ao estilo 3D V-Cache da AMD. Isso faria com que a Intel conseguisse brigar com os Ryzen X3D em jogos, área em que o Time Vermelho domina com essas CPUs.

Existe a expectativa de que o TDP chegará a 150 W, o que é muito para uma máquina mobile. Por isso, os processadores Nova Lake-AX exigirão sistemas de refrigeração robustos, já que promete muito desempenho em CPU e iGPU.

Se a Intel conseguir oferecer ganhos significativos de processamento e gráficos integrados por preços mais acessíveis, poderá finalmente brigar com a AMD no segmento de APUs entusiastas.

Veja mais do CTUP: