CPUs Intel Panther Lake podem "perder" gráficos Arc se a RAM for lenta
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Os novos processadores mobile da Intel exigem memória RAM de alta velocidade para funcionar adequadamente. Segundo o leaker Golden Pig Upgrade, as CPUs Panther Lake têm uma exigência mínima em memória, e se esse requisito não for atendido, o Gerenciador de Tarefas do Windows mostra que as iGPUs Arc B300 se transformam em gráficos genéricos da Intel.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
-
Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
Isso acontece nos SKUs Core Ultra X 300, como o topo de linha Ultra X9 388H, dois Core Ultra X7 (368H e 358H), além do único modelo não X, o Ultra 5 338H. Todos eles são equipados com os gráficos integrados Arc B390 (modelos X) e B370. Porém para que esses gráficos integrados fiquem disponíveis, é preciso que as exigências em memória RAM por parte da Intel sejam atendidas.
Medida de segurança da Intel
O leaker mostra que, com memórias configuradas em 7.467 MHz em uma CPU Panther Lake com gráficos integrados Arc B370, o Windows não reconhece mais a iGPU baseada em Xe3 e passa a mostra um "Intel Graphics". Segundo Golden Pig Upgrade, essa seria uma forma do Time Azul inibir corte de gastos por parte as OEMs na hora de montar um notebook com Core Ultra 300.
Gráficos integrados são dependentes de maior quantidade e velocidade de memória RAM. Por isso, dá para imaginar que essa seria uma medida de segurança por parte da Intel para que seu produto não entregasse desempenho abaixo do projeto internamente, por conta de decisões externas, como uma fabricante parceira. E se tratando da Arc B390, o usuário não vai querer perder seu nível de desempenho.
Oficialmente, os Core Ultra X9 388H e X7 368H/358H suportam até 9.600 MHz de memória LPDDR5X. Nesse teste em questão, provavelmente estamos falando do Core Ultra 5 338H, que conta com a iGPU Arc B370. Segundo a Intel, essa CPU suporta até 8.533 de LPDDR5X e segundo o leaker, as memórias estavam mais de 1.000 MHz a menos.
Veja mais do CTUP:
- Adeus 16 GB? NVIDIA deve priorizar produção de GPUs com apenas 8 GB
- Velha e cara: memória DDR4 dobra de preço e frustra quem busca PC barato
- CPUs Intel Panther Lake entregam desempenho por núcleo maior que Ryzen AI Max


