Publicidade

CPUs Intel Nova Lake são só 10% melhores que Arrow Lake em single-core

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Os processadores Intel Nova Lake, que podem se chamar Core Ultra 400, chegam somente em 2026, mas um vazamento recente nos revela o que esperar dessa série. Segundo um suposto slide/documento oficial, o Time Azul entregará apenas 10% de melhorias em single-thread e até 60% mais performance em multi-thread, em relação à atual geração de CPUs Core Ultra 200.

A imagem indica que a Intel quer oferecer o melhor desempenho em games, algo que a rival AMD vem entregando nos últimos anos, especialmente com os modelos equipados com a tecnologia 3D V-Cache. Com um incremento de performance na casa de 10% (ou 1,1x como indicado na imagem), pode não ser o suficiente para tirar o posto do Time Vermelho nesse segmento.

Mais desempenho em multi-thread com mais de 50 núcleos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em relação ao desempenho envolvendo múltiplos núcleos, o aumento é substancial, já que estamos falando de 60%. Isso é até esperado considerando outros rumores que falam sobre as possíveis especificações do lineup Nova Lake, já que o SKU topo de linha pode ter mais de 50 núcleos. O que se especula é o seguinte:

  • Core Ultra 9: 16 P-cores, 32 E-cores, 4 LP-E-cores, 150w
  • Core Ultra 7: 14 P-cores, 24 E-cores, 4 LP-E-cores, 150w
  • Core Ultra 5: 8 P-cores, 16 E-cores, 4 LP-E-cores, 125w
  • Core Ultra 5: 6 P-cores, 8 E-cores, 4 LP-E-cores, 125w
  • Core Ultra 3: 4 P-cores, 8 E-cores, 4 LP-E-cores, 125w
  • Core Ultra 3: 4 P-cores, 4 E-cores, 4 LP-E-cores, 125w

Um outro rumor diz que a Intel deve, enfim, investir em tecnologias que proporcionam maior quantidade de cache nos processadores Nova Lake. Isso é algo que a empresa já havia negado anteriormente, mas pode ser que esteja mudando de ideia dado o sucesso dos Ryzen X3D.

Além disso, é esperado que os Core Ultra 400 tenham iGPU com uma mescla de arquiteturas. A Xe3, que é a próxima no lineup, ficaria responsável pelo desempenho, enquanto a Xe4, que nunca foi mencionada oficialmente, seria responsável por codecs de vídeo e gerar a imagem na tela.

Veja mais do CTUP: