Publicidade

CPUs Intel “Nova Lake” podem ter o dobro de núcleos de desempenho e eficiência

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Um novo rumor aponta que os processadores Intel “Nova Lake” terão uma configuração máxima com o dobro de núcleos de desempenho e eficiência. Ou seja, se atualmente vemos até 8 “P-Cores” e 16 “E-Cores”, este número pode atingir até 16 e 32, respectivamente.

O material compartilhado pelo leaker “9550pro” no X (antigo Twitter) mostra que veremos até cinco configurações diferentes para as novas CPUs. Os modelos que a companhia trará são os “SK”, “HX”, “S”, “H” e “U” e eles podem chegar nas seguintes especificações (lado esquerdo núcleos de desempenho, direito são núcleos de eficiência):

  • Intel Nova Lake “SK”: 2x(8+16)
  • Intel Nova Lake “HX”: 8+16
  • Intel Nova Lake “S” e Intel Nova Lake “H”: 4+8
  • Intel Nova Lake “U”: 4+0
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Caso o boato se confirme, as CPUs Intel Nova Lake (com foco em notebooks e mini-PCs) de maior configuração devem superar com uma boa margem o que foi visto com o atual Core Ultra 9 285K - o processador de maior performance da linha Arrow Lake-S para desktop.

Ainda que as especificações do componente tenham vazado, deve demorar para vermos o seu lançamento. A linha “Nova Lake” possivelmente entrará na categoria “Core Ultra 400” no ano de 2026, levando em consideração que as CPUs “Panther Lake” receberão o tratamento de “Core Ultra 300” em 2025.

Intel e AMD ainda disputam liderança

A Intel volta a correr atrás do prejuízo, já que as últimas gerações trouxeram alguns problemas para suas operações. Enquanto as CPUs de 12ª e 13ª Geração apresentaram degradação, as novas gerações “Lunar Lake” e “Arrow Lake-S” desapontaram ao oferecer um ganho baixo de desempenho em relação às suas antecessoras. 

Este espaço que abriu foi tomado pela AMD, que continua subindo nas vendas e se aproximando da rival. Porém, a Intel parece que não vai deixar sua oponente a ultrapassar tão facilmente - com as CPUs Nova Lake chegando com o design computacional duplo para acrescentar na contagem de núcleos e disputar diretamente com os chips AMD Zen 6, que têm expectativas de chegar em configurações de até 32 núcleos.

Leia outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade