Publicidade

Intel já estaria testando CPUs Nova Lake, sucessores dos Arrow Lake

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Enquanto a atual geração de processadores Arrow Lake busca seu espaço no mercado de CPUs, a Intel já está em processo avançado com a geração seguinte: a Nova Lake. Um documento de envio de produto da NBD, serviço de logística internacional, revela que um chip de teste foi enviado para a Índia em dezembro de 2024.

O documento não revela muito, mas nos diz que o processador (não sabemos se é um ou mais) não é um produto à venda (FOC, Free of Charge) e que tem como propósito pesquisa e desenvolvimento. Ou seja, ele ainda está em testes e foi enviado à Índia para avanços na produção.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

CPUs Intel Nova Lake ainda são um mistério

Os atuais processadores Intel Core Ultra 200 Arrow Lake serão sucedidos pela geração Nova Lake, que deve ser nomeada Core Ultra 300 e deve chegar somente depois de 2026. O máximo que sabemos através de rumores é que os núcleos eficientes e de performance se chamarão Arctic Wolf e Coyote Cove, respectivamente.

Segundo o ex-CEO da Intel, Pat Gelsinger, a produção dos Nova Lake deve ser quase totalmente feita dentro das próprias fábricas do Time Azul, com algumas partes ainda dependendo de produção externa.

Provavelmente, essa nova geração deve ser feita com o processo de litografia 18A da Intel, que estreará com os processadores mobile Panther Lake, algo já confirmado pela própria empresa. Existem rumores, no entanto, de que esse processo mais refinado de fabricação teria rendimento abaixo do esperado, algo que já estaria gerando prejuízos.

Veja mais do CTUP: