Publicidade

CPU Intel Bartlett Lake topo de linha deve ter apenas 12 núcleos de performance

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel trabalha para trazer a próxima geração de CPUs mobile, Panther Lake, ao mercado no começo de 2026. Enquanto isso, outras gerações estão em produção em paralelo, entre eles a série "Bartlett Lake-S", uma que não temos tantos detalhes. A série de processadores, voltada para edge computing e rede, conta com até 12 núcleos de performance com clocks chegando a 6,0 GHz.

As informações não-oficiais são de Jaykihn, o leaker mais ativo quando o assunto é Intel ultimamente. Em resposta a um usuário do X, ele revela algumas características do SKU topo de linha, possivelmente um Core Ultra 9, que terá a configuração máxima da série.

CPU Bartlett Lake topo de linha pode superar o Core Ultra 9 285K

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O suposto processador de 12 núcleos não seria um modelo destravado, geralmente identificado por um K entre as CPUs do Time Azul, então ele é travado em 125W. Ele teria frequência base de 3,4 GHz, subindo para 5,5 GHz entre todos os núcleos de performance, e chegando a 6,0 GHz com somente um núcleo.

A série Bartlett Lake-S não terá núcleos eficientes, somente de performance, diferente das últimas gerações de CPUs da Intel. Esses processadores, curiosamente, chegarão para o socket LGA-1700, o mesmo das séries Alder Lake e Raptor Lake, segundo rumores.

Com 12 núcleos (e 24 threads nesse modelo específico), o possível Core Ultra 9 topo de linha dessa série seria mais forte do que o atual processador mais forte da Intel, o Core Ultra 285K, que tem 8 núcleos de performance e 16 eficientes, mesmo com mais núcleos em geral. Essa configuração seria muito benéfica para jogos e aplicações que precisam de força em CPU.

E é até fácil imaginar essa superioridade, já que esses núcleos de performance para essa série devem ser os Raptor Cove, usados na 13ª e 14ª gerações, que são mais fortes do que os núcleos Lion Cove da atual série Arrow Lake-S.

Veja mais do CTUP: