Publicidade

China estreia 1º servidor 100% nacional com CPU de 64 núcleos

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Janeiro de 2024 às 12h15

Link copiado!

Zhaoxin / Reprodução
Zhaoxin / Reprodução

A fabricante Zhaoxin desenvolveu o primeiro servidor de 64 núcleos totalmente fabricado na China. O R3210 Z11 é um servidor dual-socket para CPUs KH-40000 de 32 núcleos, 32 módulos de memória RAM DDR4, seis slots PCI Express e compatível com instruções x86, instruções de aceleração SM2, SM3 e SM4 e tecnologia de virtualização.

O servidor é bem defasado se comparado às soluções Intel e AMD, mas representa um passo importante para a indústria chinesa após as medidas de bloqueio ao acesso a tecnologias fabricadas nos EUA. Desenvolver soluções locais, principalmente para o setor corporativo, é essencial para a China manter sua posição econômica frente a um mercado, já hoje, dependente de tecnologias avançadas, como IA e Big Data.

Continua após a publicidade

HPC e Nuvem para mercado doméstico

O Zhaoxin KH-40000 foi desenvolvido em microarquitetura proprietária “Yongfeng”, com frequências-base entre 2 GHz e 2,2 GHz, e frequência máxima de até 2,7 GHz. Cada CPU traz 32 núcleos, 64 MB de memória cache, interconectores dual-channel de 64 núcleos e largura de banda de memória de até 200 GB/s. Além da capacidade de virtualização, o servidor tem “secure boot” e atende aos padrões chineses de computação segura.

Os servidores R3210 Z11 com CPUs KH-40000 utilizam módulos de alimentação com certificação platinum de até 1600W. Essa combinação faz dele uma boa opção para implantar ou atualizar infraestruturas de serviços industriais, bem como de órgãos públicos como de defesa e saúde. 

Continua após a publicidade

Além da Zhaoxin, a UDH também anunciou servidores nacionais XRS302, utilizando a mesma configuração dual-socket e os processadores KH-40000, aumentando a capacidade de empresas nacionais atenderem à demanda crescente do mercado chinês.

🛒 Compre processadores Intel Core pelo melhore preço!

🛒 Compre processadores AMD Ryzen pelo melhor preço!