Atualização do Windows 11 está causando falhas graves em SSDs
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A mais recente atualização de segurança do Windows 11, identificada como KB5063878 para a versão 24H2, parece estar causando falhas críticas em SSDs e outros dispositivos de armazenamento. Diferentes relatos apontam para um problema durante a transferência de um grande volume de arquivos. Nesses casos, as unidades de armazenamento não são mais listadas pelo sistema.
- 5 erros mais comuns ao comprar um SSD e como evitá-los
- Jogar com SSD ou HDD? Veja se tem diferença de desempenho
As informações vêm de investigações e testes feitos por usuários, como Necoru_cat no X e o site NichePCGamer, e ainda não foram confirmadas oficialmente pela Microsoft ou por fabricantes de hardware.
Tarefas que causam o problema
O problema parece acontecer especificamente durante operações de gravação de dados contínuas e intensas, geralmente quando o volume excede 50 GB. A falha foi notada em cenários comuns, como ao atualizar jogos como Cyberpunk 2077 e Honkai: Star Rail, citados pelos usuários nas redes sociais.
Durante esse tipo tarefa, o SSD em uso simplesmente desaparece do Windows. Na maioria dos casos, reiniciar o sistema resolve o problema temporariamente, mas a falha se repete na próxima transferência de arquivos. Em uma situação mais grave observada durante os testes, um SSD da Western Digital de 2 TB não pôde ser recuperado mesmo após a reinicialização, se tornando permanentemente inacessível.
A suspeita é que a atualização KB5063878 trouxe um bug ao kernel do Windows, o núcleo do sistema operacional, responsável por gerenciar a comunicação entre os programas e o hardware. Essa falha estaria causando um mau gerenciamento de longas sequências de escrita, o que sobrecarrega o controlador (o cérebro do SSD), fazendo com que ele trave e se torne irreconhecível pelo sistema.
Diferentes drives de armazenamento são afetados
A investigação demonstrou que o erro não se limita a um tipo específico de drive. SSDs com controladores de diversas marcas foram afetados, como Samsung, Phison, Western Digital, SMI e Innogrit, incluindo modelos NVMe e SATA. Relatos indicam que até mesmo HDDs tradicionais podem sofrer com o problema, reforçando a teoria de que a falha está no software da Microsoft, e não no hardware.
Como isso parece ser algo generalizado, caso você tenha a atualização mais recente do Windows 11, tome cuidado com grandes transferência de dados no momento, até que a Microsoft resolva a questão.
Veja mais do CTUP:
- Qual a diferença entre HD e SSD?
- SSD M.2 SATA ou NVMe: qual o melhor?
- 5 erros mais comuns ao comprar um SSD e como evitá-los