Publicidade

ASUS revela novo mini PC NUC equipado com os novos Intel Core Ultra 300

Por  | 

Compartilhe:
ASUS/Divulgação
ASUS/Divulgação

Mini PCs poderosos agora são possíveis graças aos avanços significativos em soluções mobile, como CPUs com gráficos integrados. A nova geração de processadores da Intel, Panther Lake, promete um grande salto de performance para esses dispositivos menores e a ASUS não perdeu tempo para equipar seu novo NUC com os novos Core Ultra 300 e sua iGPU B390.

Revelado na CES 2026, o ASUS NUC 16 Pro Mini conta com diferentes configurações, usando desde o Core Ultra 5 325 até o Core Ultra X9 388H, modelo high-end de 16 núcleos equipado com a iGPU Arc B390, a maior implementação da nova arquitetura gráfica Xe3 presente nos Panther Laker. Isso por si só já garante desempenho em jogos como nunca antes em dispositivos pequenos com APUs, segundo benchmarks da própria Intel.

Design que foca em refrigeração

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em relação ao mini PC da ASUS, ele continua pequeno como costuma ser na série NUC, medindo 14 cm de comprimento, 11 cm de largura e 4 cm de altura, e pesando menos de 1 kg. Ele usa um sistema de refrigeração com duas fans, uma em cima e outra embaixo da placa principal, garantindo bom fluxo de ar e, consequentemente, temperaturas mais baixas.

Desempenho de GPU de entrada em games

Agora falando em capacidade de hardware, baseado nos testes apresentados pela Intel, os processadores equipados com gráficos integrados Arc B390 oferecem desempenho em jogos até 82% superior à Radeon 890M, que é segunda maior implementação da arquitetura RDNA 3.5 em APUs mobile.

Ou seja, isso significa um mini PC bastante competente, ao ponto de ser até 10% superior a uma GeForce RTX 4050 de notebook, uma GPU dedicada que não tem as limitações de gráficos integrados.

O ASUS NUC 16 Pro Mini tem versões com Core Ultra X9 388H e Ultra X7 358H, ambos com a iGPU Arc B390, além do Core Ultra 7 356H e Core Ultra 5 325, com menos núcleos gráficos. As CPUs mais fortes suportam até 96 GB LPDDR5X ou até 128 GB DDR4 CSO-DIMM com os processadores mais fracos. Além disso, o mini PC oferece suporte a SSDs PCIe 5.0 de alta velocidade.

Preços e disponibilidade do ASUS NUC 16 Pro Mini ainda não foram revelados. Mas para se ter uma ideia, a geração anterior chegou custando mais de US$ 1.300.

Continua após a publicidade

Veja mais do CTUP: