Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS planeja lançar PC foco em IA e "preço premium"

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Novembro de 2023 às 13h30

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/ASUS)
(Imagem: Reprodução/ASUS)
Tudo sobre ASUS

O co-CEO da ASUS, Samson Hu, comentou que a empresa planeja lançar PCs com foco em inteligência artificial (IA) e preço premium em 2024. A informação foi revelada durante um fórum de tecnologia na National Cheng Kung University.

No tema de IA generativa, Samson Hu revelou que a empresa tem planos para entrar nesse mercado, porém um computador com IA terá um valor maior que um modelo sem IA. Mesmo com essa fala, não foi definido o diferencial dessa categoria de PC, mas será provavelmente com um processador Intel Core Ultra, que conta com NPU integrado.

Continua após a publicidade

Samson Hu também revelou que as expectativas são de que computadores com IA terão apenas uma parcela do mercado até 2025. No entanto, Hu destacou que não apenas a ASUS, mas diversas empresas revelarão seus modelos até 2024.

"A primeira onda de PCs com IA podem ser equipados com o processador Meteor Lake da Intel, com sua unidade de processamento neural (NPU) incorporada, para fornecer aplicações de IA desenvolvidas por cerca de 300 fornecedores independentes de software (ISV) usando as ferramentas de desenvolvimento OpenVino da Intel. [...] Não há consenso na indústria de tecnologia sobre como definir um PC de IA. [...] Como os PCs de IA ainda estão em sua infância, pode levar algum tempo para atingirem uma taxa de penetração de dois dígitos além de 2025", disse Samson Hu durante o evento.

O mercado de tecnologia está muito agitado neste fim de ano com as possibilidades para 2024. Lembrando que o principal palco para esses lançamentos já acontece daqui a dois meses, durante a CES 2024. O evento acontecerá entre os dias 9 e 12 de janeiro.

🛒Compre a GeForce RTX 3060 no melhor preço!

🛒Compre a Asus TUF GAMING A520M-PLUS no melhor preço!

Fonte: Taipei Times, Tom's Hardware