Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS lança RTX 4060 low-profile pouco maior que um smartphone

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Janeiro de 2024 às 10h22

Link copiado!

ASUS
ASUS
Tudo sobre ASUS

Já faz alguns bons meses que a RTX 4060 foi lançada e somente a Gigabyte havia oficializou um modelo low-profile, voltado para sistemas SFF (Small Form Factor). Agora, chegou a vez da ASUS lançar a sua RTX 4060 LP BRK, uma placa de vídeo bem pequena com três ventoinhas e um design para lá de pequeno.

Indo ao que interessa, a RTX 4060 LP BRK significa low-profile, ou seja, um produto de perfil baixo, como o nome sugere. Na prática, placas como essa costumam ter um tamanho bem reduzido, ao passo de até caberem na palma da mão em certas versões. Esse modelo tem comprimento máximo de 18 centímetros, somente 2 cm a mais do que as dimensões de altura do Galaxy S23 Ultra, por exemplo. 

Em termos de design, a GPU se parece muito com a versão lançada pela Gigabyte, apostando em um sistema triplo de ventoinhas bem pequenas. Embora enxuta, essa RTX 4060 exige dois slots para encaixar no gabinete, algo que pode desapontar certos potenciais compradores. Isso deve acontecer, principalmente, pelos conectores de energia (um de seis pinos) e a área interna reservada para isso. A recomendação é que a fonte de energia tenha, pelo menos, 550W.

Continua após a publicidade

RTX 4060 LP da ASUS tem leve overclock

A respeito das conexões, o próprio espelho da placa parece maior que o produto. Na traseira, a GPU é integrada com dois HDMI 2.1 e duas conexões DisplayPort 1.4. Em relação às especificações, o modelo trabalha com o chip AD-107 convencional dessa série, que acompanha 8 GB de GDDR6 com barramento de 128-bit e uma frequência levemente overclockada de 2.490 Mhz.

Com esse tamanho reduzido, a RTX 4060 LP BRK se mostra uma opção bem interessante para quem planeja montar uma máquina SFF, ou apenas investir em um gabinete mini-ITX com dimensões menores. O Thermal Pad Design (TDP) de apenas 115W deve evitar temperaturas muito altas durante o uso.

A ASUS ainda não disponibilizou informações de preços e nem uma data de lançamento para o produto. Considerando que a RTX 4060 Low-Pofile da Gigabyte começou a ser vendida por US$ 325 (Cerca de R$ 1.600 em conversão direta), não é difícil imaginar que a ASUS posicione sua RTX 4060 LP BRK nessa faixa de preço.