Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Ryzen 9 6900HX vaza junto à RTX 3080 Ti em novo laptop gamer da ASUS

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Novembro de 2021 às 09h50

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Asus)
(Imagem: Divulgação/Asus)
Tudo sobre ASUS

O início do ano costuma trazer uma série de lançamentos no mundo do hardware, em especial de notebooks e componentes para PC, que já começaram a ter detalhes vazados. Entre os dispositivos que podem estar prestes a estrear com a virada do ano está a próxima geração do Omen, laptop gamer da HP, que vazou recentemente confirmando algumas das novidades que Intel e Nvidia podem estar preparando.

Agora, é a vez da ASUS protagonizar as informações vazadas, com a próxima geração do ROG Strix SCAR 15, notebook gamer intermediário da marca. Além de reforçar a existência de uma nova GPU mobile topo de linha da Nvidia, o conteúdo pode ter revelado os primeiros detalhes do sucessor do Ryzen 9 5900HX.

Ryzen 9 6900HX e RTX 3080 Ti são flagrados em laptop da ASUS

Continua após a publicidade

As informações chegam através de fontes do site MyLaptopGuide, que teve acesso ao registro do aparelho no FCC, equivalente da Anatel nos EUA, bem como à lista de especificações do dispositivo. O material inclui imagens com o esquema do painel inferior e as etiquetas técnicas, que confirmam se tratar do modelo G533Z, munido de carregamento de até 240 W.

O destaque, no entanto, vai para a ficha técnica: o novo Strix SCAR 15 será equipado com o Ryzen 9 6900HX, topo de linha da família Ryzen 6000H "Rembrandt". A solução chegará com 8 núcleos e 16 threads, assim como seu antecessor, mas deve contar com refinamentos para entregar ainda mais desempenho, incluindo suporte a memórias DDR5. Ainda de acordo com o portal, o laptop deve contar com uma versão equipada com o Ryzen 7 6800H, cujos detalhes não chegaram a ser revelados.

Continua após a publicidade

Outra novidade interessante é a presença da GPU GeForce RTX 3080 Ti da Nvidia, um dos possíveis lançamentos da empresa para janeiro. O componente também está presente no HP Omen vazado recentemente, e promete ser uma das medidas da gigante para conter os avanços da Intel no segmento de GPUs dedicadas. No mais, a máquina conta com 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe, tela de 15,6 polegadas com resolução QHD e taxa de atualização de 165 Hz, além de Windows 11 Pro.

Notebook e novos chips devem estrear na CES 2022

Ao que se sabe, tanto o laptop quanto as novas soluções de AMD e Nvidia devem ser oficializadas em janeiro, durante a CES 2022. Os novos Ryzen 6000H "Rembrandt" prometem chegar ao mercado como uma espécie de refresh da linha Ryzen 5000H "Cezanne", trazendo boas novidades.

Continua após a publicidade

Além do suporte às memórias DDR5, algo exclusivo dos rivais Intel Alder Lake no momento, os processadores trarão uma atualização à arquitetura Zen 3 com litografia de 6 nm da TSMC, bem como as primeiras GPUs integradas com microarquitetura RDNA 2, presente nos consoles de nova geração e nas placas Radeon RX 6000.

Enquanto isso, a RTX 3080 Ti promete trazer um novo patamar de desempenho aos laptops entusiastas, contando com o chip GA103, segundo os rumores — o componente deve trazer 7.424 núcleos CUDA, acompanhados de 16 GB de VRAM. Ainda de acordo com o MyLaptopGuide, o novo Strix SCAR pode trazer ainda as inéditas RTX 3070 Ti e RTX 3060 Ti mobile.

Fonte: MyLaptopGuide, WCCFTech, VideoCardz