Publicidade

AMD Radeon RX 6950 XT pode ultrapassar os 2,5 GHz e consumir 350 W

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Apesar de ainda não adotar a nova litografia de 6 nm da TSMC, a suposta Radeon RX 6950 XT, versão revisada do modelo entusiasta das placas gamer da AMD, deve conseguir atingir clocks mais altos, ultrapassando a barreira dos 2,5 GHz. As informações chegam como cortesia dos leakers Greymon55 e Moore's Law is Dead, que revelam ainda que as mudanças devem se refletir em um aumento notável do consumo.

RX 6950 XT pode ultrapassar do 2,5 GHz e consumir 350 W

De acordo com Greymon55, a nova RX 6950 XT deve entregar clocks boost acima dos 2,5 GHz, o que sugere que a solução deve trazer a variante mais robusta do chip Navi 21, o Navi 21 XTXH. O componente está presente apenas em alguns modelos customizados voltados ao overclocking e na variante com resfriamento líquido integrado da RX 6900 XT.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Trata-se de uma GPU selecionada para atingir níveis de consumo e velocidades mais altas que o padrão, ao qual se dá o nome em inglês de "binned chip". Dessa maneira, a faixa de frequência da 6950 XT deve ser pelo menos 250 MHz acima do modelo tradicional, e 65 MHz mais alta que a oferecida pela variante com resfriamento líquido.

Até então, apenas versões desenvolvidas por fabricantes parceiras haviam conseguido atingir velocidades tão altas, como é o caso da SAPPHIRE Toxic Extreme, que alcança impressionantes 2.730 MHz, e assim sendo não está claro se a novidade empregará resfriamento por ar, ou se contará com refrigeração líquida para conseguir extrair máxima performance. Independente disso, o aumento será refletido no consumo, que deve atingir os 350 W, como acredita o informante.

Outro ponto importante reforçado por Moore's Law is Dead é o de que a nova placa entusiasta da AMD deve manter a litografia de 7 nm, em vez de adotar os 6 nm como especulado anteriormente, o que pode indicar que os ganhos no chip não devem ser tão marcantes quanto o esperado.

Dito isso, o uso de memórias mais velozes, passando de 16 Gbps para 18 Gbps, devem ao menos proporcionar ganhos de desempenho próximos aos 10%, aumento maior que o esperado pelo leaker para a problemática RTX 3090 Ti, rival direta da 6950 XT, deve oferecer.

Placa entusiasta deve estrear em abril

Continua após a publicidade

Paralelo a isso, em resposta aos vazamentos, o perfil do canal Coreteks sugeriu que a Radeon RX 6950 XT deve chegar antes do que se esperava, em meados de abril — rumores anteriores haviam indicado que a solução entusiasta seria oficializada apenas em junho. No entanto, esse novo prazo não invalida a janela de estreia especulada no passado, já que também são esperadas revisões da RX 6800 XT e da RX 6700 XT.

Coreteks revela possuir informações apenas sobre a 6950 XT, o que pode significar que as outras duas placas mais simples devem ser anunciadas em um período posterior. Esses novos modelos também trariam apenas clocks mais elevados e memória turbinada como novidades, o que acabaria reduzindo significativamente sua vida útil, já que suas sucessoras baseadas na microarquitetura RDNA 3 já estão confirmadas para chegar ainda em 2022.

Fonte: VideoCardz (1, 2), Tom's Hardware