Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD lança software detetive para analisar problemas em GPUs

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Agosto de 2023 às 14h30

Link copiado!

AMD/YouTube
AMD/YouTube
Tudo sobre AMD

De vez em quando as placas de vídeo podem se tornar um incômodo por conta de drivers defeituosos ou aplicativos problemáticos, culminando em crashes e nas famosas mensagens de erro. Para tentar amenizar esse problema, a AMD lançou nesta quinta-feira (17) o Radeon GPU Detective (RGD), um software detetive que encontra a origem de problemas para ajudar os desenvolvedores.

O recurso, que já está disponível no site oficial da AMD, não é direcionado para o usuário doméstico, uma vez que se trata de uma ferramenta para profissionais ou entusiastas. O assistente, em termos simples, analisa as causas das falhas das placas de vídeo Radeon indo até a raiz do problema. Esse software faz uma espécie de varredura para entender detalhes sobre páginas defeituosas, informações de recursos, marcadores de execução e outros dados no momento do crash.

Continua após a publicidade

De maneira um pouco mais específica, o RGD atua para analisar o TDR (Timeout Detection and Recovery). Esse TDR detecta quando uma GPU apresenta falhas durante o uso e avisa ao usuário sobre esse mau funcionamento. Ele é aquele aviso de crash quando algum programa ou aplicação não abre corretamente — sempre deixando as pessoas irritadas.

A versão 1.0 do Radeon GPU Detective vai identificar as causas do TDR e ajudar os desenvolvedores a encontrar soluções de forma mais fácil para aquele problema. Claro, até o momento isso é muito mais um conceito teórico do que prático, visto que a tecnologia acabou de ser disponibilizada.

Software detetive está disponível nas RX 6000 e RX 7000

Continua após a publicidade

Após a causa do crash ser identificada pelo software, o RGD vai gerar a análise completa em um arquivo de texto ou no formato JSON, para dar mais possibilidade de apuração sobre o ocorrido. Os usuários interessados em rodar essa verificação devem habilitar a ferramenta no Radeon Developer Panel (RDP).

O Radeon GPU Detective é compatível com placas de vídeo das séries RX 6000 e RX 7000, baseadas nas microarquiteturas RDNA de 1ª e 2ª geração. Para melhorar a experiência, os utilizadores devem estar com a versão mais recente do driver AMD Radeon Adrenalin.

Fonte: AMD