Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

RDNA 4 | Renders mostram chip de GPU topo de linha da AMD

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Agosto de 2023 às 11h28

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD trabalha em diversas soluções de placas de vídeo para o futuro, inclusive, já encaminhando o lançamento da microarquitetura RDNA 4 para os próximos anos. Agora, uma série de renderizações não-oficiais foram divulgadas no Twitter, revelando o que poderia ser o chip Navi 4x da GPU topo de linha do time vermelho.

O renders em formato de diagrama foram criados pelo usuário Olrak29. As estruturas presentes nas imagens batem com vazamentos mais antigos, mas é importante salientar que são apenas artes que qualquer pessoa poderia ter feito. Mesmo assim, o material é um objeto de análise interessante para entender o futuro da AMD nesse segmento.

Continua após a publicidade

As imagens revelam, basicamente, três estruturas principais ao longo do silício: o AID (Active Interposer Die), SED (Shader Engine Die) e o MID (Multimedia & I/O). O AID e o MID devem estar localizados sob a base do corpo (o die) do processador, e dentro do AID estariam os Shader Engines em grupos de três. Entre os blocos do AID haveriam as interconexões e os vincos para fazer contatos e juntar todas as estruturas.

Os Active Interposer Dies ainda receberiam outros componentes bem importantes, como o Infinity Fabric e as conexões TSVs. Na ponta estariam os chips de memória GDDR. Na lateral, o MID receberia protocolos de entrada e saída, como o PCIe, VCN, DCN, etc.

GPU premium com RDNA 4 pode não lançar

Aproveitando a deixa, o usuário Crepeer9000 resolveu desenvolver uma renderização mais realista dos diagramas. Como foi possível perceber nas imagens anteriores, a suposta placa de vídeo flagship da AMD teria um block bem robusto, mas o próprio artista comenta que as artes não são tão precisas quanto as supostas versões reais.

No entanto, é difícil saber até onde a companhia está disposta a ir. Rumores recentes sugerem que a empresa comandada por Lisa Su não vai lançar GPUs de alta performance com a microarquitetura baseada em RDNA de 4ª geração, mantendo o foco nos modelos de entrada e intermediários.

A AMD, nos últimos anos, já havia revelado um planejamento para introduzir as Radeon RX 8000 em 2024 com o RDNA 4 e os chips Navi 4x. Porém, os planos podem ou não ter mudado com o tempo, principalmente por conta da dominância da NVIDIA com as linhas RTX 3000 e 4000.

Todavia, a companhia vermelha deve lançar as Radeon RX 7700 XT e 7800 XT ainda no mês de agosto, durante sua conferência na Gamescom.

Continua após a publicidade

Fonte: via Wccftech