AMD lança ferramenta de IA que reduz em até 70% tamanho de jogos
Por Daniel Trefilio | •
Na última segunda-feira (8), a AMD liberou para desenvolvedores a ferramenta Neural Texture Block Compression, apresentada a Eurographics Symposium on Rendering 2024. A nova tecnologia de compressão auxiliada por IA consegue reduzir em até 70% o tamanho de texturas em games sem perda significativa de qualidade e sem alterar shaders.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- AMD Ryzen AI 9 HX 370 tem desempenho impressionante para TDP de 28W
- Review Gigabyte Radeon RX 7700 XT Gaming OC | GPU custo-benefício para QHD
O processo adotado pela AMD aplica percepções de texturas em múltiplas camadas para codificar simultaneamente dados de todas as texturas em um único bloco comprimido. Isso reduz drasticamente o volume de dados necessário para a reprodução da imagem, além do espaço alocado tanto no armazenamento quanto na VRAM.
Como a reconstrução da imagem é realizada por meio de tarefas de inferência, o processo é possível sem precisar alterar o pipelining de execução dos códigos, facilitando a implementação.
Carregamento direto da memória de vídeo
De maneira geral, a renderização de imagens em games depende que a GPU se comunique frequentemente com o dispositivo de armazenamento para solicitar as texturas conforme elas são requisitadas. Em outras palavras, a transferência de dados do HD ou SSD para a memória de vídeo (VRAM) é constante, conforme o jogador avança pelos cenários.
Com o NBTC, a renderização passa a ser executada acompanhada da descompressão dos dados para inferência das texturas. O processo combinado acrescenta etapas na geração da imagem, resultando em latências relativamente elevadas, entre 27 e 50 milissegundos.
Em compensação, todas as texturas já estão armazenadas na VRAM, eliminando a necessidade de acessar os dados do sistema de armazenamento, compensando com folga a latência adicional e permitindo reduzir o tamanho da instalação dos games.