Publicidade

AMD está trabalhando em CPUs Arm com lançamento para 2026

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Assim como a Intel, a AMD também trabalha com processadores x86 há décadas, mas isso pode mudar em breve. Um novo rumor aponta para o desenvolvimento de uma CPU baseada na arquitetura Arm que deve estrear em notebooks Surface da Microsoft em 2026. Essa seria a investida do Time Vermelho no novo segmento "Windows on Arm", que já conta com a Qualcomm e seus chips Snapdragon.

A informação vem do site chinês ITHome, mas o conhecido leaker Kepler já havia tocado no assunto no dia 19 de abril no fórum NeoGAF. Portanto, temos duas fontes diferentes apontando para o mesmo caminho. O suposto SoC Arm da AMD deve se chamar "Sound Wave" e pode estar sendo feito no processo de 3 nm.

AMD e NVIDIA devem entrar no segmento Windows on Arm

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No momento, os AI PCs da linha Surface são equipados com os chips Qualcomm Snapdragon. Eles, inclusive, já estão em diversos notebooks de fabricantes diferentes e sua grande vantagem é a longa duração de bateria por conta de sua eficiência energética, algo que a AMD e Intel tentam seguir com suas séries mobile Lunar Lake e Strix Point.

Ainda há outro player entrando nesse segmento de CPUs Arm, segundo rumores. A parceria entre a NVIDIA e MediaTek, iniciada em 2023, tem como objetivo o desenvolvimento de um SoC nessa arquitetura. Além disso, esses chips também podem ser equipados com gráficos integrados baseados em Blackwell, a atual arquitetura gráfica do Time Verde.

Ao que tudo indica, as grandes fabricantes de chips estão correndo para ter suas soluções Arm para fazer frente a Qualcomm. Até o momento, não ouvimos nada a esse respeito vindo da Intel, que defende que suas soluções não ficam atrás.

Veja mais do CTUP: