AMD deve anunciar novas placas de vídeo Radeon na Gamescom
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Em uma publicação no Twitter, o vice-presidente da divisão Radeon da AMD, Scott Herkelman, confirmou que a companhia anunciará novos produtos em uma conferência na Gamescom.
Realizada na cidade de Colônia, na Alemanha, a feira é uma das mais importantes para a indústria dos games e geralmente conta com revelações importantes de grandes empresas.
Herkelman não diz explicitamente quais anúncios serão feitos, nem aponta dicas, mas não é difícil imaginar. Vazamentos recentes sugerem o lançamento das Radeon RX 7700 XT e 7800 XT, ambas equipadas com o chip Navi 32.
O modelo mais potente, a RX 7800 XT, deve chegar com um total de 80 Unidades Computacionais (CUs), 16 GB de memória VRAM GDDR6 com uma interface de 256-bit e um TBP (Total Board Power) de 260W. Já a irmã menor, a RX 7700 XT, teria entre 48 a 54 CUs, com 12 GB de VRAM e barramento de 192-bit.
As especulações sobre esses modelos ganham mais força após as falas da CEO da AMD, Lisa Su, de que a empresa estava "em rota" para expandir as GPUs RDNA 3 no terceiro trimestre do ano.
FSR 3.0 pode ganhar novidades
Pelo fato de a Gamescom não ser uma feira puramente voltada ao mundo da tecnologia, é improvável que tenhamos mais anúncios desse naipe pelo time vermelho. No entanto, é possível que a companhia finalmente traga mais novidades sobre tecnologias como o FidelityFX Super Resolution 3.0 e o HYPR-RX.
O FSR 3.0 foi anunciado em novembro de 2022 com a revelação das Radeon 7000. A tecnologia não tem uma explicação totalmente bem definida ainda, mas deve combinar interpolação de quadros com um novo recurso chamado de "AMD Fluid Motion" para dobrar o desempenho quando comparado ao FSR 2.0.
O HYPR-HX é outro recurso que precisa de mais detalhes por parte da empresa. Essa tecnologia deve unir os conceitos Super Resolution, AMD Boost e o AMD Anti-Lag para focar em performance e mais responsividade durante a jogatina.
A conferência da AMD na Gamescom está marcada para o dia 25 de agosto às 12h no Horário de Brasília.